Da Redação
Em 22/10/2024 às 12:30
Edição de 2024 terá como tema “A história de um é a narrativa de todos
(Foto: Cedida/AI)
Promover e celebrar as produções culturais, artísticas e intelectuais de pessoas negras do Oeste Paulista. Este é o objetivo do Festival de Ocupação Preta, que chega em sua quarta edição em 2024, organizado pelo coletivo de estudantes e professores vinculado ao Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (Nupe) da Unesp de Presidente Prudente, entre os dias 11 e 14 de novembro.
“Esperamos que o evento se consolide no calendário regional de atividades do mês da consciência negra e que possamos criar um espaço de diálogo e enriquecimento cultural sobre a negritude”, explica a supervisora do Nupe da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), professora Dra. Sueyla Ferreira da Silva dos Santos.
A cada edição, o Festival tem se destacado por atender um público diversificado, que inclui estudantes, educadores, movimentos sociais e a comunidade em geral. O objetivo é fomentar discussões sobre questões raciais, sempre com foco na valorização das experiências e narrativas da população negra.
A edição de 2024 terá como tema “A história de um é a narrativa de todos”, inspirado no livro “Querido estudante negro”, de Bárbara Carine (UFBA), idealizadora da escola afro-brasileira Maria Felipa, localizada em Salvador (BA). “Escolhemos este tema por ressaltar a importância da coletividade na preservação da memória histórica negra, reforçando que cada história individual enriquece o entendimento social”, complementa Sueyla.
Na programação haverá rodas de conversa, atividades pedagógicas, apresentações científicas e culturais, com a presença de convidados de diferentes instituições.
Serviço
O IV Festival Ocupação Preta é uma realização do Nupe, com apoio da direção da FCT, Departamento de Educação, programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Educação Física Profissional (PROEF), Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente (Sintrapp), Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp), Secretaria de Educação de Presidente Prudente e Inky Design da Unesp de Bauru.
“Convidamos toda a comunidade a participar e celebrar o protagonismo de pessoas negras, desafiando narrativas dominantes e construindo um espaço de reflexão e aprendizado sobre a cultura afro-brasileira”, finaliza Sueyla.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.