Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Hematologia: conheça a especialidade que trata as doenças sanguíneas

Oeste Saúde

Em 22/02/2021 às 12:05

Além do hemograma, outros exames podem ser solicitados pelo hematologista

(Foto: Divulgação)

Responsável por diagnosticar e tratar as doenças sanguíneas, a Hematologia é a especialidade médica que estuda os elementos figurados do sangue, que são as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. 

O médico hematologista está apto para identificar irregularidades no sangue, além de investigar os órgãos como a medula óssea, gânglio linfáticos e o baço.

A hematologia trata doenças como a leucemia e o linfoma, que são os cânceres do sangue. O mieloma duplo, a hemofilia, a púrpura, os distúrbios de coagulação, a trombofilia e as anemias diversas, como a falciforme, também podem ser tratados por um médico dessa especialidade.

Além do hemograma, outros exames podem ser solicitados pelo hematologista, como o teste imunológico, metabolismo do ferro, coagulograma, mielograma e biópsia de medula.

Através deles é possível descobrir se há algum componente do sangue, de células a nutrientes, que estão alterados e que podem estar causando problemas de saúde variados.

Os tratamentos são realizados por meio de medicamentos ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante.

Certas doenças sanguíneas, como a leucemia, necessitam de um transplante para devolver ao paciente sua qualidade de vida. Para tanto são realizados procedimentos médicos como o transplante de medula óssea.

Quando devo agendar uma consulta?

Na maioria das vezes, os pacientes são encaminhados para o hematologista após consultarem com um médico de outra especialidade, para tratar alguma doença hematológica. 

Mas também é indicado procurar este especialista quando o exame de sangue de rotina acusa alguma alteração, quando há manchas roxas na pele, sangramento nas mucosas, inchaço nos gânglios ou linfonodos, trombose, fadiga e mal-estar.⠀⠀

Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde

Para garantir atendimento ágil e de qualidade aos beneficiários e demais cidadãos, a Oeste Saúde reuniu os melhores profissionais da região em um moderno e completo Centro Médico de Especialidades. 

Lá você poderá agendar sua consulta com o médico hematologista e fazer um check-up médico em um só lugar, com conforto e segurança.

Saiba mais pelo telefone: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.