Terminal deve contar com novo espaço para embarque de passageiros
Da Redação
Em 23/06/2026 às 08:23
Aeroporto deve contar com a maior fatia do lote "noroeste", oferecido pelo Estado no plano de privatização: R$ 51,6 milhões ao longo de 30 anos
(Foto: Francinara Nepomuceno/AI)
Com previsão para ser entregue até dezembro, a obra de adequação do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros de Presidente Prudente segue em andamento, com a ampliação da infraestrutura de energia e reorganização de áreas operacionais.
Segundo o diretor da concessionária responsável pelo aeroporto, Dario Rais Lopes, as intervenções envolvem uma série de adequações estruturais necessárias para a expansão do equipamento público.
Entre elas, está a preparação da área da futura subestação de energia, que garantirá maior segurança e estabilidade no fornecimento elétrico. Também será implantado um novo pátio para equipamentos de rampa, além da execução das fundações do novo terminal de passageiros.
Segundo ele, cerca de metade das fundações já foi concluída. A próxima etapa prevê a realocação de hangares e depósitos utilizados pelas empresas que operam no aeroporto, permitindo a finalização das estruturas de base e o avanço para a montagem das estruturas metálicas e da alvenaria.
“O que precisa ficar claro é que não se trata apenas de uma obra do terminal, mas de uma obra de todo o aeroporto. Para termos um terminal maior, precisamos ampliar a infraestrutura de energia, reorganizar áreas operacionais e realizar diversas adequações prévias que já estão em execução”, destaca.

Análise
Para o presidente da União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp), os trabalhos apresentam avanços siginificativos. “A obra está andando. Talvez não na velocidade que todos esperávamos, mas vemos evolução e acreditamos que o cronograma apresentado pela concessionária será cumprido", fala.
"Nossa expectativa é que as obras sejam concluídas até o final deste ano”, conclui.
Maior fatia
Administrado pelo consórcio Aeroportos Paulistas (ASP) desde 2022, quando foi privatizado pelo Governo do Estado, o Aeroporto de Prudente apresenta média de 35 mil embarques e desembarques por mês, com média de 400 mil passageiros por ano.
O aeroporto deve contar com a maior fatia do lote "noroeste", oferecido pelo Estado no plano de privatização: R$ 51,6 milhões ao longo de 30 anos. Somente nos três primeiros anos, o valor investido deveria ser de R$ 22 milhões, contudo, as obras atrasaram. (Colaborou Francinara Nepomuceno/AI)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
