Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ônibus da Sou Prudente passam por 'pente-fino' durante fiscalização

Semob aprova 45 veículos; operação no transporte será semestral

Da Redação

Em 27/01/2025 às 20:10

Segundo a Semob, são vistoriados itens como extintor, pneu, letreiro, ar-condicionado, limpeza e estado dos bancos

(Foto: Semob)

Alvo constante de reclamações de usuários, os ônibus da concessionária 'Sou Prudente' foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Na primeira etapa, 45 veículos passaram no pente-fino e receberam o selo de aprovação.

Segundo a Semob, são vistoriados itens como extintor, pneu, letreiro, ar-condicionado, limpeza e estado dos bancos, por exemplo. "A vistoria será feita em toda a frota agora em janeiro e depois em julho e, posteriormente, haverá as fiscalizações pontuais e acompanhamento nas linhas", promete o agente de trânsito Luiz Henrique Oliveira da Cruz, que é o fiscal responsável do contrato de concessão do transporte público em Presidente Prudente.

“A vistoria realizada pela Semob verifica uma série de itens de segurança nos ônibus, que os capacitam para circulação. A confirmação que estão todos em ordem garante o atestado por meio do selo”, fala.

De acordo com ele, nessa primeira etapa, não houve nenhuma reprova. "Apenas um item inconsistente em um pneu; foi feita a correção. No domingo [26], o único problema detectado foi no limpador de para-brisa",diz.

Ainda de acordo com o fiscal do contrato, se algum item é reprovado, o encaminhamento é realizado na hora para o pessoal da garagem da empresa fazer a reparação do item. “Se o item é reprovado, deixamos o ônibus retido para que ele não saia da garagem e vá para o trajeto com o item em desacordo”, frisa.

No dia a dia

Desde que assumiu o transporte coletivo, em 2022, a concessionária Sou Prudente mantém o mesmo volume de reclamações de usuários visto na época em que a extinta Prudente Urbano operava o serviço. 

Todos os dias, em programas de rádio, TV ou nas redes sociais, há queixa sobre atrasos, falta de horários, ônibus com problemas no sistema de ar-condicionado, goteiras, falta de sinal de internet, entre outros.

Em dois anos, também foram vários acidentes registrados envolvendo ônibus da empresa. Entre eles, colisões entre veículos da Sou Prudente, batida em residência e ônibus que pegou fogo.

Inédito

Além dos problemas enfrentados todos os dias, os usuários reclamam de uma novidade nos horários do transporte coletivo. Nos últimos anos, não há circulação de ônibus nos períodos das 9h às 11h e das 19h às 20h. Com o fim da escala 2x1, os motoristas realizam jornadas mais longas e, assim, pausam o serviço para almoço e janta.
 
O modelo adotado em Prudente não é visto em outras cidades de médio e grande porte que contam com transporte coletivo.

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