Da Redação
Em 20/03/2025 às 17:23
Modelos indicam temperaturas até 1,5°C acima do habitual para a estação
(Foto: Cedida/AI)
O outono começa nesta quinta-feira (20) e a previsão continua desfavorável em relação às chuvas para o Oeste Paulista. Segundo o boletim do Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo na Unoeste, a quantidade de chuva prevista para a estação em 2025 está abaixo na média registrada em anos anteriores.
O boletim do projeto Unoeste Clima aponta que o volume de chuva normal na região é de 240 milímetros. Para 2025, os modelos indicam volumes entre 150 e 200 milímetros.
Já em relação às temperaturas, os modelos indicam até 1,5°C acima do habitual. “Normalmente é reflexo da ocorrência de períodos de estiagem (baixa nebulosidade e alta incidência de radiação solar), associados a possibilidade de novas ondas de calor”, aponta o boletim.
Outono mais seco depois de verão com poucas chuvas
O verão termina com um cenário preocupante: chuvas muito abaixo da normalidade e temperaturas elevadas. “O verão de 2024/25 não deve deixar saudades, principalmente para o produtor rural. As chuvas ocorreram de maneira muito irregular”, aponta o boletim.
Os dados históricos para o verão no Oeste Paulista apontam um volume próximo a 618 milímetros. Na estação da Unoeste em Presidente Prudente, foram registrados 421 milímetros - ou seja, 197 milímetros a menos.
Na estação da Unoeste localizada na Fazenda Experimental (em Presidente Bernardes), o cenário foi pior: foram registrados apenas 245 milímetros - 373 milímetros a menos que os dados históricos. De maneira geral, o verão vai encerrar com cerca de 300 milímetros a menos de chuva no Oeste Paulista.
A temperatura média do verão foi de 27,7 °C. Isso é 1,2° C acima da normalidade (26,5°C são a média da região).
Essas condições acarretaram prejuízos na agropecuária, principalmente em relação ao desenvolvimento e produtividade das principais espécies cultivadas nesse período, como a cana-de açúcar, amendoim, soja, milho, entre outras.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.