Da Redação
Em 06/12/2012 às 14:08
Além do diploma, os formando receberam também medalha simbólica pela conclusão do Proerd
(Foto: Secom)
A quinta-feira (6) foi de festa para 150 alunos da Escola Municipal Antonio Moreira Lima, que estão concluindo o 5º ano e saindo da Rede Municipal de Ensino. Eles foram certificados pela participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura, que marca o encerramento da atividade, foi realizada na Praça da Juventude Francisco Vinha, que fica no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
Na oportunidade, além do diploma, os estudantes receberam medalha simbólica a conclusão do programa. De acordo com a vice-diretora da escola, Maria Elza dos Santos, perante os problemas que a sociedade enfrenta sobre drogas e violência, o Proerd só vem a somar na prevenção. "Os meninos e meninas concluintes já podem ser taxados hoje como cidadãos conscientes e preparados para dizer não a esses malefícios. O programa é uma instrução a mais, que vem ao encontro do que é passado na escola, e acredito que em suas casas também. Ele é uma alerta para aos adolescentes, que desde já, e no futuro, serão pessoas mais conscientes”, comenta.
“Em meio a tantas coisas que acontecem no mundo, ver eles levantando essa bandeira de resistência às drogas é muito satisfatório. Além disso, a formatura tem um peso no emocional deles, dá a sensação de encerramento mesmo, de dever cumprido. Hoje, estamos coroando os esforços de todos”, salienta a soldado e também instrutora do programa, Renata Alves Segura.
Já o pai do formando Leopoldo Renato dos Santos, de 10, o vigilante Wellington Francisco dos Santos, de 51 anos, avalia a iniciativa como um alicerce para a formação contra as drogas. “O Proerd é de suma importância na vida deles [alunos], principalmente por estarem nessa fase de transição de idade e de mudança de ensinos [do municipal para o estadual]. O programa vai ajudá-los a traçar o caminho certo”, pontua.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.