ROGÉRIO MATIVE
Em 07/02/2025 às 10:45
Prudente tem duas mortes confirmadas por dengue e três em investigação
(Foto: Arquivo/Rodolfo Viana)
Com a escalada de novos casos e de possíveis mortes pela doença, a Prefeitura de Presidente Prudente decretou, nesta sexta-feira (7), situação de emergência no município diante da iminência de epidemia de dengue.
Atualmente, a cidade registra duas mortes este ano, além de 690 casos positivos e 3,8 mil exames aguardando resultados. Há ainda outras três mortes em investigação.
Segundo a Prefeitura, no mês de janeiro e início de fevereiro deste ano, houve aumento expressivo no número de atendimentos nas unidades de saúde envolvendo casos suspeitos de dengue. O apontamento é de que, nos próximos meses, há previsão de períodos mais favoráveis de transmissão da doença, o que pode culminar com uma epidemia.
A Prefeitura alega que se não houver ações efetivas, a iminência de epidemia de dengue trará "consequências lamentáveis e perdas irreparáveis de vidas humanas, além do previsível e substancial aumento da demanda de internações hospitalares e atendimentos urgentes e emergenciais à população prudentina".
Para tal, projeta ações de limpeza em locais públicos e particulares para o combate à doença autorizando secretarias e órgãos municipais a executar medidas necessárias ao controle do
mosquito transmissor Aedes Aegipty.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde pode, a partir de agora, requisitar pessoal e equipamento dos órgãos da administração pública direta e indireta, na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito.
De forma excepcional, poderá contratar pessoal temporariamente visando a atender especificamente os termos do decreto, ou o pagamento de horas extras aos servidores envolvidos.
Já a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) poderá requisitar os contratados para limpeza de imóveis particulares em situação crítica, que já tenham sido autuados pelo município, transferindo as despesas com a limpeza aos proprietários ou responsáveis.
Por fim, fica determinada a mobilização intensiva da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica e dos órgãos de saúde no combate à dengue.
O decreto já está em vigor.
Vacina e testes
Presidente Prudente foi contemplado com 24 mil testes rápidos para detecção da dengue e 20 mil novas doses da vacina Qdenga, destinados pelo Estado. O imunizante contra a dengue é destinado a crianças e jovens entre 10 e 14 anos de idade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe técnica da pasta será treinada para o manuseio correto do material e, posteriormente, os testes serão distribuídos nas unidades de saúde. Os locais que receberão os kits também serão definidos e divulgados posteriormente, conforme as estratégias que serão adotadas pela equipe gestora.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.