ROGÉRIO MATIVE
Em 16/03/2020 às 12:21
Mais sete suspeitas de pessoas infectadas por coronavírus são acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente.
Agora, a capital do Oeste Paulista monitora 15 pessoas. Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura promete divulgar um decreto com medidas restritivas em relação a serviços prestados pelo município como forma de prevenção.
Desde que teve início a pandemia na China, a cidade prudentina registrou 21 suspeitas, com seis exames negativos. Na região, são dois casos suspeitos em Dracena, um em Presidente Epitácio e outro em Sandovalina.
Medidas de prevenção na rede municipal
Após o Governo do Estado anunciar medidas para prevenir a disseminação do vírus, a Prefeitura de Prudente prepara um decreto restringindo a realização de eventos, aulas na rede municipal e prestação de alguns serviços.
As medidas serão anunciadas ainda na tarde desta segunda-feira pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB), que concederá entrevista coletiva no auditório da Prudenprev. Segundo a Prefeitura, "tais ações estão embasadas em recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde".
No Estado
Como forma de tentar frear a contaminação em massa, o Governo do Estado decidiu que servidores públicos estaduais com mais de 60 anos vão trabalhar de casa. A exceção é para aqueles lotados nos setores da Saúde e Segurança.
Também foi determinado o fechamento por 30 dias dos museus e equipamentos culturais em todo Estado, além dos Centros de Convivência do Idoso (CCI) por 60 dias.
A recomendação é para que cinemas e teatros também sejam fechados.
Sem aula
Na semana passada, o governo estadual havia decidido pela interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir desta segunda-feira (16) até dia 23, além do adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.
Em todo país
O Ministério da Saúde atualizou o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, há 200 casos em todo o país.
De acordo com levantamento diário feito pela pasta, 1.917 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença.
Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Dicas de prevenção:
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Combate às fake news
O Governo do Estado possui um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.
Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.