Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente não possui bustos de seus pioneiros

Vereador solicita que Prefeitura faça homenagem a Goulart e Marcondes

Rogério Mative

Em 12/02/2011 às 11:45

Francisco de Paula Goulart (esq.) e José Soares Marcondes

(Foto: Arquivo histórico)

O vereador Nico Rena (PDT) pretende homenagear o fundador Francisco de Paula Goulart e o colonizador José Soares Marcondes, pioneiros em Presidente Prudente. Com requerimento apresentado na última sessão da Câmara Municipal, Rena pretende corrigir um erro histórico e solicita a criação de bustos aos desbravadores da cidade. Ele aguarda o prazo de 30 dias para ter um parecer da Prefeitura.

"Não existem bustos dos nossos fundadores. Tem de tantas pessoas, mas dos pioneiros não tem nada. O filho do Goulart reclamou. Acho que é uma homenagem merecida. Não fica caro", argumenta o vereador.

Rena aguarda, agora, a resposta do Executivo. "Vamos ver se o prefeito aprova. Ele tem 30 dias para opinar", diz.

Sobre o local para a colocação dos bustos, Rena sugere a Praça da Bandeira. "Acho que os bustos podem ficar ao lado do busto do Prudente de Morais. Foi ali que tudo começou", aponta.

Ronaldo Macedo, historiador e diretor do museu prudentino, aprova a iniciativa. "Nunca tivemos algo parecido para eles. Acho interessante, mas tem que saber o local. A primeira chegada foi ali na estação férrea. Perto da prefeitura, morava o fundador. Mas temos que tomar cuidado porque a história sempre foi cercada por rivalidades. Só que, é claro, cada um tem o seu valor", explica.

"É bom lembrar que o Francisco de Paula Goulart foi o fundador, enquanto o José Soares Marcondes colonizava. Os dois foram importantes para o nascimento de Prudente", completa Macedo.

O historiador pede também um busto para Manoel Goulart, atualmente homenageado com o nome em uma das principais avenidas da cidade. "Poderia homenagear mais pessoas. Divulgar mais nossa história. Muita gente confunde Manoel Goulart e Francisco Goulart. É interessante um busto do Manoel Goulart, para que as pessoas conheçam seu rosto", acredita.

Macedo explica que Manoel Goulart, pai de Francisco de Paula, morreu em 1909, em São Paulo, após ficar internado em um sanatório. "O filho chegou à região para cuidar e vender as terras do pai, proprietário de muitas fazendas por aqui, mas acabou ficando e fundando Presidente Prudente", lembra.

Atualmente, os pioneiros são homenageados apenas com seus nomes em vias da cidade. Francisco de Paula Goulart teve seu nome posto em uma rua situada na Vila Nova, enquanto José Soares Marcondes é o nome de uma das principais avenidas do município.

Macedo faz apenas um pedido. "Espero que cuidem dos bustos. Façam a manutenção, não os deixando abandonados como alguns que temos. Infelizmente a ação de vândalos destrói parte da nossa história. Esse já é um problema cultural, difícil de resolver", conclui.

O requerimento passará pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) para análise. Apenas a Seplan pode liberar intervenções públicas. "Qualquer homenagem é válida, mas temos que ver primeiro com a Assessoria Jurídica, conversar com familiares, com o pessoal ligado ao patrimônio histórico. Precisamos ver o custo também. Por enquanto não chegou nada. Mas analisaremos com carinho", revela o secretário Laércio Alcântara.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.