Da Redação
Em 09/04/2025 às 11:54
Vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30
(Foto: Secom)
Em Presidente Prudente, o público-alvo da campanha de vacinação contra gripe está estimado em 100 mil pessoas, conforme os dados do Ministério da Saúde. Nos primeiros dias de imunização, cerca de 2 mil prudentinos já receberam a dose contra o vírus Influenza.
As classes prioritárias para imunização são compostas por idosos, crianças e gestantes, que somam 64.900 indivíduos: 17.337 crianças, 45.832 idosos e 1.821 gestantes.
Quem integra o grupo prioritário pode comparecer a qualquer uma das 29 unidades de Saúde de Prudente, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A 29ª sala de vacinação foi inaugurada em setembro de 2024, na ESF do Vida Nova Pacaembu.
Prudente já conta com estoque de 21,5 mil doses para a primeira fase de vacinação que foi iniciada na segunda-feira (7).
Distribuído pelo Ministério da Saúde, o imunizante tem proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B, sendo capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Público-alvo
Nesta primeira fase da campanha, o público-alvo é aquele que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, conforme as regras do Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além de:
Trabalhadores da Saúde;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.