ROGÉRIO MATIVE
Em 03/09/2024 às 05:48
De acordo com os dados divulgados, foram exatos 61.6 milímetros de chuvas em agosto
(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)
Pode até não parecer, mas agosto não foi tão seco quanto esperava em Presidente Prudente. Tradicionalmente marcado por dias de muitos ventos, o mês passado fechou com surpreendentes oito dias de chuvas. É o que revela levantamento do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.
De acordo com os dados divulgados, foram exatos 61.6 milímetros (mm) de chuvas em agosto; seis a menos do volume registrado em julho. Com isso, a cidade acumula mais da metade do volume de chuvas registrado no ano passado. São 944 milímetros distribuídos em 65 dias de 2024.
O mais seco
O mês de junho segue como o mais seco do ano, com apenas 2.6 mm. Já o mês mais gelado ficou com agosto, ao marcar temperatura mínima de 5.2ºC.
Como fica o tempo
O tempo no Oeste Paulista permanece estável. A presença da massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuvas e mantém o céu claro e poucas nuvens.
As temperaturas seguem elevadas durante toda a semana, com baixa umidade do ar em todas as cidades.
Setembro começa com previsão de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Por causa desse novo alerta climático, a concessionária Energisa Sul-Sudeste alerta que é preciso ter cuidado redobrado com a conta.
É que o aumento das temperaturas e a permanência em períodos prolongados podem causar um salto de até 60% no consumo de equipamentos de refrigeração e climatização.
“Esses aparelhos trocam calor com o ambiente externo. Então, para manter a temperatura, eles trabalham mais. Por isso, é preciso uma ação mais forte para evitar gastos elevados num período de clima tão extremo”, explica o coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira.
Neste momento, para poder reduzir o impacto na conta, é necessário retirar da tomada aparelhos sem ou com pouco uso. “Por exemplo, eu tenho minha geladeira e um freezer na área de lazer, ou eu tenho um bebedouro gelando a água, a dica é desligar um deles para reduzir esse gasto excessivo em dias de onda de calor. Já no caso do ar, você pode ligar até o quarto ficar gelado e depois usar só o ventilador, que consome menos energia. E, de preferência, usar os equipamentos com selo Procel classe A, pois são mais eficientes.”, comenta Thiago.
Também tem orientações para a hora do banho. “O ideal é usar o chuveiro na posição ‘desligado’, que não consome energia. Mas, se durante a manhã ou no período da noite preferir um banho mais quentinho, a dica é colocar o chuveiro na posição ‘verão’, que consome menos energia”, explica o coordenador.
Plantas também podem ajudar a refrescar o ambiente. Os processos fisiológicos das plantas reduzem a temperatura ambiente, tornando-a mais amena. Você pode trazer esse efeito para dentro de sua casa, reduzindo o aquecimento das paredes, responsáveis por cerca de 40% da superfície das casas.
Confira outras atitudes que podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês. Veja:
Ar-condicionado
● Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
● Mantenha os filtros limpos.
● Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
● Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
● Se possível, priorize a posição de 23ºC.
Ventilador
● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.
Geladeira
● Evite deixar a porta aberta.
● Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
● Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.
● Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
● Não forre as prateleiras.
● Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.