Da Redação
Em 24/02/2025 às 00:01
Veículos vistoriados recebem um selo com cor específica e o ano vigente, juntamente com a credencial do transportador
(Foto: Cedida/Semob)
Em Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) alerta para o ritmo lento da procura dos profissionais do transporte de passageiros para o cadastramento e recadastramento obrigatórios.
Devem realizar o procedimento mototaxistas e motofretistas, condutores de veículos de aluguel-táxi, transportadores escolares, condutores que exploram o serviço de transporte individual privado remunerado de passageiros, intermediado por aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.
Até a semana passada, apenas 76 veículos foram vistoriados: 24 transportes escolares, 31 táxis, 21 transportes por aplicativos. Já a categoria de mototáxistas ainda não registra nenhuma vistoria.
De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Luiz Henrique Oliveira da Cruz, nestes primeiros dias, é registrado um "início lento por parte dos transportadores".
“Esse trabalho de cadastramento e recadastramento é fundamental, pois oferece uma maior segurança para os usuários do serviço, seja por meio da vistoria veicular ou até mesmo da verificação das informações dos transportadores”, ressalta Luiz.
Ainda conforme o coordenador, há punições para quem não realiza a vistoria. Ele explica que o motorista que não realiza o processo, não estará apto para realizar o transporte de passageiros, podendo ser autuado por transitar com um veículo para transporte remunerado de pessoas ou bens sem a licença para tal, tendo como medida administrativa a infração gravíssima e remoção do veículo ao pátio.
Para o recadastramento, o prazo vai até dia 31 de março, para taxis, mototaxis e transporte escolar. Para aplicativos, até 30 de abril. O cadastro pode se solicitar a qualquer momento, porém, o interessado deve entrar com a solicitação antes de iniciar os serviços.
Os veículos vistoriados recebem um selo com cor específica e o ano vigente, juntamente com a credencial do transportador. Encerrado o período de recadastramento, haverá fiscalização em pontos que serão definidos, os veículos serão abordados e conferidos os selos e credenciais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.