Da Redação
Em 07/05/2025 às 09:11
Alguns buracos estavam abertos desde o ano passado, dificultando o tráfego e gerando preocupação entre os moradores
(Foto: Secom)
Em Presidente Prudente, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp) têm enfrentado vários desafios em busca de reduzir a quantidade de buracos na cidade, especialmente os considerados de alta complexidade. Esses casos exigem intervenções estruturais, como a construção de galerias, sarjetas e bocas de lobo, o que geralmente representa um custo maior e demanda mais tempo de execução.
Nesta semana, as equipes finalizam obras no Jardim Prudentino, onde foi preciso refazer boa parte da galeria de águas fluviais. Esse trabalho começou na semana passada e devido à complexidade deve terminar nesta quarta-feira (7).
Outra frente de trabalho concluiu o bairro Rotta do Sol, onde foram realizadas obras de drenagem com a instalação de galerias pluviais, sarjetas e bocas de lobo. Essas medidas são essenciais para evitar alagamentos, prevenir novos danos e garantir maior durabilidade ao asfalto, segundo a Prefeitura.
As equipes também realizam reparos na Rua Joaquim Pereira da Paixão, no bairro Monte Alto. O local aguardava intervenção desde o ano passado e agora começa a ter o problema resolvido, com a execução de uma obra também classificada como de alta complexidade e que ainda não tem data para terminar.
“Além de apoiar outras secretarias e a Prudenco, a Sosp realiza um trabalho voltado à resolução de problemas maiores. São buracos que exigem escavações mais profundas, correções e, posteriormente, a reconstrução completa com sarjetas e bocas de lobo”, explica o secretário municipal de Obras, João Ganâncio.
Outro ponto que recebeu atenção da Sosp foi a Rua Eneida Casatti, no Jardim Sumaré, onde um buraco preocupava quem trafegava pela via desde o final do ano passado. A equipe concluiu a recuperação da área no final de semana de Páscoa.
Já no Jardim Vale do Sol, a Rua José Palácio, próxima ao Campus da Universidade, também foi recuperada. Conforme os moradores, o asfalto cedeu no ano passado e desde então aguardava a resolução para dar mais fluidez ao trânsito local.
Já a região da Escola Municipal Padre Emílio Becker, na Vila Luso, teve seu entorno afetado por um buraco na via, que prendeu a roda de um caminhão da Prudenco. As equipes responsáveis já sinalizaram o trecho e concluíram o reparo no feriado do dia do trabalho.
Um caso mais antigo ainda aguarda solução, na zona leste da cidade, na Vila Iti. Uma cratera que está aberta há dois anos é alvo de tratativas entre a Prefeitura e o Governo do Estado, visando a captação de recursos para viabilizar a obra que é de alto custo.
“Essa situação é antiga, mas estamos empenhados junto com o governo do Estado para resolver a situação o mais rápido possível”, finaliza o secretário.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.