Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vendas do varejo prudentino devem crescer 5,7% com Dia das Mães

Da Redação

Em 07/05/2025 às 17:07

Vendas das farmácias e perfumarias e dos supermercados devem exibir altas de 13,9% e 2,2%, respectivamente

(Foto: Arquivo)

As perspectivas de vendas para o Dia das Mães na região de Presidente Prudente são positivas. No mês de maio, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data deve crescer 5,7% e atingir R$ 939,4 milhões, representando R$ 50,3 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A projeção é que as cinco atividades selecionadas apontem crescimento no mês da data comemorativa mais importante do primeiro semestre, com destaque para as lojas de móveis e decoração (29,2%). 

Contudo, é importante destacar a base fraca de comparação, já que um ano atrás as vendas dessa atividade caíram 8,9% em relação ao ano anterior. Além disso, trata-se do segmento com o menor faturamento, sendo comum grandes variações porcentuais. As vendas das farmácias e perfumarias e dos supermercados devem exibir altas de 13,9% e 2,2%, respectivamente.

O faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados, que comercializa os produtos preferidos na hora de presentear, por sua vez, pode crescer 3,4%. Por fim, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve registrar leve alta de 0,7% — nesse caso, há uma forte base de comparação, já que as vendas dessa atividade avançaram 12% no ano passado, em comparação com o ano anterior.

Na visão da FecomercioSP, de maneira geral, o crescimento de 5,7% é positivo, mas já indica uma desaceleração no ritmo de vendas, considerando que o varejo da região cresceu 6,9% em 2024. 

Ademais, existem variações substanciais entre os setores analisados. Isso acontece porque alguns se beneficiam mais de tendências sazonais relacionadas ao Dia das Mães, como o grupo de farmácias e perfumarias, que inclui maquiagens e perfumes, produtos mais procurados para a data. 

Já outros podem sofrer em razão de fatores macroeconômicos ou mudanças nos padrões de consumo, como é o caso dos eletrodomésticos e eletrônicos, cujas vendas costumam desacelerar em tempos de juros elevados.

Segundo o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, o desempenho esperado para o Dia das Mães reflete não apenas a relevância emocional da data, mas também o esforço conjunto do setor para atender bem o consumidor. 

“Temos visto uma mobilização significativa dos lojistas prudentinos, que estão investindo em promoções, campanhas e horários estendidos para oferecer uma experiência de compra diferenciada. Essa data é estratégica porque movimenta diversos segmentos, gera empregos temporários e fortalece a economia local, reafirmando a importância do comércio como motor do desenvolvimento da nossa região”, ressalta o presidente.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.