Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Taxa de transmissão da covid mantém queda acentuada em PP

ROGÉRIO MATIVE

Em 31/01/2023 às 10:30

Plataforma aponta 2.153 casos ativos para os próximos dias em toda a região de Prudente

(Foto: Marcelo Camargo/EBC)

O cenário classificado como 'possível controle' da pandemia revela a manutenção da retração em relação a novos casos de covid-19 na região de Presidente Prudente. Projeção da Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado de São Paulo, mostra índice de 0,80 nesta terça-feira (31) ante 0,98 na semana passada. 

Isso quer dizer que 100 contaminados com a doença transmitem para outras 80 pessoas. Contudo, a taxa cairá para 0,76 no próximo dia 3, o que revela queda acentuada da doença nas próximas semanas. Este será o mesmo índice visto em outubro do ano passado, antes da última onda de contaminações provocada pelas diversas variantes do vírus.

O índice de contágio (RT) é importante para apontar quantas pessoas serão contaminadas por um infectado, além de auxiliar na projeção da velocidade de transmissão da doença. O número deve ficar abaixo de 1 por mais de 15 dias para que seja visualizada queda de novos casos.

Projeção de novos casos 

A plataforma aponta 2.153 casos ativos para os próximos dias. Porém, os números não refletem a realidade devido ao apagão de dados em decorrência da falta de atualização de boletins por parte dos municípios, como ocorre em Presidente Prudente.

São estimadas nove mortes até o dia 3.

Sem dados

Em Presidente Prudente, o cenário de apagão de dados segue há meses. Não há informações atualizadas sobre notificações e novos casos, bem como a divulgação de boletins diários por parte da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). 

Cenário no Estado

No Estado de São Paulo, a taxa de transmissão da covid é de 0,85, também com tendência de queda; o índice estadual cairá para 0,82.

Todas as regiões têm índice abaixo do teto considerado de segurança em relação à disseminação do vírus. Os maiores índices são vistos em: São João da Boa Vista (0,97), Sorocaba (0,91) e Araçatuba (0,87). As regiões com os menores números são Grande SP Sudoeste (0,65), Bauru (0,64) e Taubaté (0,59).

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.