Da Redação
Em 14/03/2025 às 08:46
Atendimentos nas UPAs são destinados aos casos de maior gravidade, com sinais de alerta
(Foto: Secom)
Com quase 6 mil casos positivos de dengue e quatro mortes em menos de três meses, Presidente Prudente ainda busca formas de minimizar os impactos da doença. A partir desta sexta-feira (14), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, zona norte da cidade, contará com um espaço de hidratação endovenosa, com capacidade para 50 pacientes.
O local, adaptado para receber os pacientes, busca desafogar o atendimento da UPA, considerando que cada procedimento de hidratação leva cerca de 3 horas, em média. Para receber os pacientes, o local passou por uma revitalização, com nova pintura e adequações em geral.
Cabe ressaltar que os atendimentos nas UPAs são destinados aos casos de maior gravidade, com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, prostração, sangramentos e confusão mental.
O Centro de Apoio instalado no Cohabão segue ativo para atender pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família).
Já os pacientes com dengue tipo A, que apresentam sintomas mais leves, continuam sendo atendidos nos postos de Saúde.
Sintomas
Se não tratada, a dengue pode levar à morte, então é preciso ficar atento a alguns sinais. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:
Febre alta
Dor de cabeça intensa
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas na pele
Dor nas articulações
Fadiga
Náuseas e vômitos
Em casos mais graves, como a dengue hemorrágica, podem ser apresentados sintomas como:
Sangramento gengival ou nasal
Vômitos com sangue
Fezes com sangue
Queda da pressão arterial
Dificuldade para respirar
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.