Da Redação
Em 17/12/2024 às 16:38
Estimativas são ainda mais favoráveis para o Natal, com a projeção de alta de 8,3%
(Foto: Arquivo/EBC)
As vendas do comércio varejista na região de Presidente Prudente devem fechar com crescimento de 6%, este ano, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Se as estimativas, que refletem a performance do setor, se confirmarem, o faturamento real atingirá a marca de R$ 18,3 bilhões — maior cifra desde o início da série histórica, em 2008.
O desempenho favorável do varejo em 2024 foi motivado, principalmente, pela queda da taxa de desemprego e pela geração de vagas com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir, gerando maior injeção de recursos do décimo terceiro salário no fim do ano.
As nove atividades analisadas devem registrar crescimento, com destaque para os supermercados, as farmácias e perfumarias e as lojas de autopeças e acessórios. Caso as projeções se confirmem, esses três segmentos também devem alcançar a maior receita da história.
No Natal
Para dezembro, mês do Natal, a FecomercioSP projeta um aumento de 8,3% nas vendas da região de Presidente Prudente. Em números absolutos, o faturamento deve atingir a marca de R$ 1,8 bilhão — maior cifra desde 2008, promovida pelos supermercados.
Cabe lembrar que faturamento é diferente de lucro. Nesse sentido, muitos empresários seguem trabalhando com margens apertadas para não perder clientes. Assim, apesar de manter uma visão otimista para este fim de ano, a FecomercioSP recomenda cautela na formação dos estoques, nas contratações e na realização de novos investimentos considerando as incertezas no cenário econômico.
"O final do ano é um período muito aguardado pelo comércio. A expectativa é sempre positiva, impulsionada pelo 13º salário, que aumenta o poder de compra das famílias. Além disso, o horário estendido de atendimento oferece aos consumidores mais oportunidades de fazer as compras de Natal, movimentando ainda mais o comércio. Esse conjunto de fatores torna o final de ano um momento de grande impacto positivo para a economia. Vale destacar também o aumento das oportunidades de trabalho no setor, com as vagas temporárias", afirma o presidente do Sincomércio e diretor da Fecomércio SP, Vitalino Crellis.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.