Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Verão e oscilações na temperatura: o que fazer para evitar alta na conta de luz?

Da Redação

Em 21/01/2025 às 14:34

Práticas diárias favorecem gasto desnecessário de energia elétrica

(Foto: Cedida/AI)

Mesmo com a chegada do verão, é possível sentir uma brisa mais fresca nos períodos da noite e comecinho da manhã, o que pode proporcionar variação no consumo diário de energia elétrica. Essa oscilação pode impactar diretamente no valor da conta de energia ao final do mês.

A soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês, segundo destaca o coordenador de Eficiência Energética da concessionária Energisa, Thiago Peres de Oliveira. 

“O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”, observa.

Em contrapartida, nas noites mais frescas, a tendência é contar com outras práticas de consumo, como tomar banho na água quente. “Após as chuvas de verão, por exemplo, podemos sentir ventos frescos no período da noite e madrugada, amenizando aquele calor intenso. Isso faz com que as pessoas procurem o banho quente. Nesse caso, se a pessoa não conseguir utilizar o chuveiro desligado, orientamos que o chuveiro seja utilizado na posição verão, que contribui com a temperatura da água e demanda menor consumo de energia”, explica o coordenador.

Além do chuveiro quente ligado por muito tempo, Thiago lembra que outros hábitos favorecem o aumento no consumo de energia, como abre e fecha de geladeira, uso prolongado do aquecedor elétrico, ferro de passar, lavadora e secadora de roupa e forno elétrico. “Então, é preciso ficar atento aos hábitos da família, inclusive ao uso demasiado dos eletrônicos utilizados pelas crianças, que estão aproveitando os últimos dias de férias escolares”, destaca. 

Veja algumas atitudes diárias e simples para evitar o desperdício de energia:

    Ensine as crianças a “pensar antes de abrir a geladeira” e deixe na porta, à vista e altura delas, o que geralmente consomem (água, suco, iogurte). Assim, o tempo de abre e fecha será mais curto, reduzindo a entrada de ar quente que faz com que a geladeira consuma mais energia;

    Mantenha o ar-condicionado em 23ºC, uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado para evitar troca de temperaturas entre os ambientes interno e externo, e lembre-se que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.  

    Os ventiladores não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.  

    Geladeiras e freezers devem ficar, preferencialmente, o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. Além disso, a borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar e não guarde alimentos e líquidos quentes. Regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira e, por fim, evite abri-la toda hora sem necessidade. 

    No verão os dias são mais longos, então aproveite ao máximo a luz natural. E quando precisar das luzes, acenda apenas os cômodos em uso e apague as lâmpadas dos ambientes vazios. Invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas.   

    É mais econômico desligar aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto. Em geral, luzes indicativas acessas (stand by) significam desperdício de energia.     

    Neste calor, economize tempo e energia. Passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabides assim que secarem. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.