Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

'Voz potente' e amigo 'conselheiro': morre o radialista Rui Filho em Prudente

ROGÉRIO MATIVE

Em 26/07/2023 às 20:33

Após vários anos na 98 FM, comandando diferentes horários, Rui Filho apresentava o programa “Manhã Show” na Band FM 97,1

(Foto: Arquivo Pessoal)

Dono de uma voz grave, potente e aveludada, que esteve presente em centenas de comerciais e em duas das principais emissoras da cidade. Nesta quarta-feira (26), o rádio prudentino perdeu um dos maiores comunicadores da Frequência Modulada (FM), Rui Rodrigues Leal Filho, conhecido por todos ouvintes como Rui Filho, aos 51 anos.

O radialista estava internado há 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças após sofrer um infarto - o segundo em dois anos - e ter o quadro de saúde agravado por insuficiência renal e infecção bacteriana. 

O corpo de Rui Filho será velado a partir das 7h dessa quinta-feira (27), na Casa de Velórios Athia. O sepultamento será às 16h40, no Cemitério Municipal São João Batista.

'Talento gigante'

Após vários anos na 98 FM, comandando diferentes horários, Rui Filho apresentava o programa “Manhã Show” na Band FM 97,1 de Presidente Prudente. Ele também exercia a função de diretor artístico da emissora e era o responsável por toda a manutenção da área técnica do grupo de radiodifusão, que também inclui a 98 FM - pertencentes à família Coquemala. 

Em abril deste ano, Rui Filho participou da NAB Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o que representou um marco profissional ao comunicador e ao grupo por ser considerada a maior feira de radiodifusão do mundo.

“Um cara espetacular! Um talento gigante no estúdio de gravação. Linda voz, dicção perfeita, uma potência vocal que não se encontra em qualquer frequência. Nasceu com o dom da voz. E além de tudo isso um exímio técnico de som. Que perda. O Rui era um cara unânime, muito querido por todos aqui na rádio, pelos anunciantes, pelos companheiros de profissão, por artistas, cantores e divulgadores. Estaremos no ar em homenagem a ele”, fala o coordenador e locutor da 98 FM, Luciano Reis.

 Rui Filho participou da NAB Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos | Foto: Cedida/Arquivo Pessoal

Nascido em José Bonifácio, Rui Filho iniciou sua carreira em Campo Grande/MS e estava no grupo Band/98 FM desde 1998. Dono de uma das mais lindas vozes do rádio, o comunicador somou ao longo do tempo uma enorme legião de ouvintes, amigos e colegas de profissão. 

"O Rui era um cara sensacional. Calmo, sereno, alegre, com um timbre de voz aveludado e único. O rádio perde muito com essa partida dele", descreve o locutor Fernando Barros, ao lamentar a morte do amigo.

Concorrente de horário e de timbre de voz, o jornalista Ronaldo Nascimento, da 99 FM, rasga elogios ao companheiro de rádio. "Acho que não só eu, mas todos que o conheciam passavam a ter admiração por ele. Um cara que tratava todos iguais e que acolhia a todos sem diferença", diz.

"Quando comecei no rádio, lá nos anos 2000, o Rui foi uma das primeiras pessoas que encontrei. Na época, ele me deu algumas dicas, desejou boa sorte e disse que eu tinha um mundo para desbravar. Todas as vezes que o encontrava, me impressionava como ele continuou sendo o mesmo. Lamento muito o falecimento dele e aproveito para desejar força aos familiares e aos colegas que trabalhavam com ele. O rádio regional está de luto", frisa o locutor.

Além do rádio, Rui Filho também era profundo conhecedor do esoterismo ao participar como membro efetivo do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento Tattwa Jesus Nosso Mestre de Prudente, por vários anos. 

Aesp emite nota

Fundada em 1935, a Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) citou Rui Filho como um profissional dotado de "maestria". "A radiodifusão paulista está entristecida, e mais propriamente o Rádio de Presidente Prudente. Sempre nos acompanhou nas alterações técnicas das estações e ações de vistoria dos sistemas, verificação e monitoração das intensidades de sinal das estações, fazendo com maestria a checagem conosco dos parâmetros", diz a entidade.

"Em 16 abril, nos encontramos na NAB 2023, onde juntamente com Gabriel Coquemala foi prestigiar no Evento AESP SET, onde a radiodifusão brasileira promoveu a integração com as autoridades do Ministério das Comunicações e Anatel. Também em abril de 2023 nos acompanhou no licenciamento da 98 FM na nova classe de operação, assim como fez na Band FM em várias situações, como a de 2012. Fica aqui o nosso testemunho da atuação precisa de Rui e zelosa pelo cumprimento da legislação técnica aplicada à radiodifusão. Entristecidos, nos despedimos do leal amigo e companheiro RUI!".

 

O Portal Prudentino lamenta a morte precoce de Rui Filho, legítimo "filho" do rádio, conhecedor e possuidor de todas as técnicas e dons no uso da voz. Rui deixa um grande legado e marca o seu nome como um dos grandes comunicadores de todos os tempos do rádio regional.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.