Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Combate a incêndios florestais na região ganha reforço de drone com sensor térmico

Da Redação

Em 12/07/2022 às 15:10

Drone é utilizado tanto na identificação de focos de incêndio como na segurança dos brigadistas e resgate de animais silvestres

(Foto: Cedida/AI)

Com a chegada do período de estiagem, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) intensificou as ações de prevenção e combate a focos de incêndios florestais nas regiões de influência da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, distrito de Rosana. 

A companhia conta com a utilização de drone dotado de sensor térmico e aplicativos que indicam focos de incêndio em tempo real e tem investido também em equipamentos de comunicação da Brigada Florestal e para melhorar a mobilidade em áreas de difícil acesso em casos de focos incêndios florestais. 

“Esta época do ano traz uma combinação perigosa, de baixa umidade do ar e ventos, o que potencializa muito o surgimento e a rápida propagação de incêndios florestais. Por isso, as ações de prevenção a incêndio, que são permanentes em nossa unidade, são intensificadas nesta época do ano. A conservação da biodiversidade faz parte dos valores da companhia. São inúmeras ações de restauração de áreas de preservação e proteção de nossas reservas e a prevenção de incêndios faz parte deste trabalho. As nossas reservas e áreas de preservação são o nosso maior Legado e, por isso, estamos constantemente traçando novas estratégias para protegê-las”, destaca André Rocha, gerente de Sustentabilidade. 

O drone, explica o gestor, é utilizado tanto na identificação de focos de incêndio como na segurança dos brigadistas e resgate de animais silvestres do fogo. 

Paralelamente, a companhia também investiu em equipamentos de comunicação por rádio para brigadistas e na aquisição de duas bombas d’água que serão instaladas em veículos de menor porte (caminhonetes) para agilizar o tempo de resposta em áreas de difícil acesso. 

“Atualmente, temos em Porto Primavera duas brigadas com atuações diferentes: a Brigada Florestal, dedicada aos incêndios em matas e temos a de Emergência, dedicada aos possíveis cenários internos da usina. Neste ano, integramos profissionais de áreas de apoio adicionais, o que trará maior sinergia nos atendimentos e o nosso objetivo é incluir esses treinamentos em nosso calendário anual.  Mas, é importante destacar que a maior arma contra os incêndios florestais é a prevenção. Hoje, sabemos que a maioria dos focos de incêndio são causados por ação humana, em muitos casos não intencional. Por isso, também estamos lançando uma campanha de conscientização nas comunidades do entorno da nossa unidade”, reforça Fabiana Morais Maricate, engenheira de Segurança do Trabalho. 

Maricate esclarece que, quando necessário, conta ainda com o apoio de aeronaves de combate a incêndios florestais para áreas de difícil acesso.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.