Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Empresa francesa instala sua primeira fábrica de fermento biológico em Narandiba

Da Redação

Em 08/06/2022 às 20:44

No Brasil, de cada quatro pães consumidos, um é produzido com fermento biológico da empresa francesa

(Foto: Laurent Mayeux/AI)

A francesa Lesaffre, referência mundial no setor de leveduras e produtos para fermentação, vai instalar a sua primeira fábrica de fermento biológico no Brasil. A unidade industrial será localizada na cidade de Narandiba, a 45 quilômetros ao sul de Presidente Prudente, em um conceito over-the-fence com a sucroenergética Cocal. Isso permitirá que as duas empresas reaproveitem subprodutos - uma da outra - como matéria-prima em seus processos produtivos.
 
A Cocal fornecerá à Lesaffre as matérias-primas para o processo produtivo do fermento biológico, além de energia limpa produzida a partir de bagaço de cana e biogás.

Já a multinacional francesa vai entregar para a sucroenergética o subproduto do processo de fermentação, as vinhaças, para geração de biogás e fertirrigação dos canaviais.
 
A fábrica está prevista para ser inaugurada em 2024. “O nosso objetivo nesta parceria com a Cocal é atender aos parâmetros de uma economia circular, de forma que a nossa fábrica de fermento biológico seja uma referência em sustentabilidade e inovação em processos produtivos, reforçando nossa missão de melhor nutrir e proteger o planeta”, afirma Jean de Lataillade, presidente da Lesaffre na América Latina. 
 
Segundo o executivo, a unidade industrial utilizará energias renováveis em busca de reduzir o impacto ambiental tanto da logística quanto da produção.

“Esta planta desenhada pelas equipes da multinacional francesa vai ser beneficiada com a aplicação das mais modernas tecnologias de fabricação, como a Indústria 4.0 e o Lean Manufacturing”, complementa Lataillade. 
 
A nova fábrica de fermento biológico da Lesaffre na região do Oeste Paulista vai se juntar a 76 outras plantas industriais ao redor do mundo que pertencem à multinacional francesa. 

Aproximadamente, 40% do faturamento de € 2,2 bilhões do grupo vem de mercados emergentes. No Brasil, por exemplo, de cada quatro pães consumidos, um é produzido com fermento biológico da empresa francesa.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.