Da Redação
Em 12/09/2024 às 17:47
Episódio conta um pouco sobre Manoel Goulart, o proprietário da Fazenda Pirapó-Santo Anastácio
(Foto: Arquivo/Museu Municipal)
Até o início de outubro, os episódios do “À Mesa do Senadinho” produzidos pela Câmara Municipal e Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto terão uma temática especial: a história de fundação e formação de Presidente Prudente.
Durante este período, serão abordados temas em geral e também personagens em específico, como o publicado nesta quarta-feira, que conta um pouco sobre Manoel Goulart, o proprietário da Fazenda Pirapó-Santo Anastácio.
Já na sexta-feira (13), Dia Nacional da Cachaça, uma anedota sobre a emancipação político-administrativa da cidade será o tema do segundo episódio desta série. No sábado (14), será abordada a fundação do município, data em que se comemora os 107 anos da cidade.
O projeto também falará do brasão do município e os significados de cada um dos seus elementos; um dos que tombaram na Revolução de 1932 também será destaque, o Tenente Nicolau Maffei; e o patrono da cidade, o primeiro presidente civil da história do Brasil, Prudente José de Morais Barros.
Outros três personagens que terão espaço na programação são o próprio fundador, o Coronel Francisco de Paula Goulart; o colonizador, Coronel José Soares Marcondes; e um dos políticos mais influentes e longevos da formação da cidade, Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.
Para encerrar as comemorações, será lançado um documentário que narrará a participação de Presidente Prudente na Revolução Constitucionalista. A publicação será no dia 2 de outubro, data escolhida em homenagem à assinatura da Convenção Militar de Cruzeiro, que marcou o fim do conflito.
Os episódios serão publicados no Instagram da Câmara Municipal (@camaraprudente) e no canal da TV Câmara (www.youtube.com.br/tvcamarapresidenteprudente.com.br).
Assista ao primeiro destes episódios no vídeo abaixo:
À Mesa do Senadinho
Este conteúdo faz parte de uma série semanal, com vídeos curtos e gravados no Museu de Presidente Prudente, que faz um resgate histórico da política prudentina e trata sobre a administração do Estado brasileiro, além do funcionamento do Poder Legislativo.
O nome é inspirado no famoso Bar e Restaurante Cruzeiro do Sul, fundado em meados da década de 1940. No local, importantes acontecimentos políticos moldaram o progresso de Presidente Prudente e, por isso, o bar ficou conhecido como Senadinho.
A série busca instruir a população sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e, ainda, mais especificamente da administração no âmbito do município, do prefeito, vereadores e, principalmente, do processo legislativo. (Por Júlia Fatinansi e Maycon Morano/AI Câmara)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.