Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aprovado projeto que cria Programa Estadual de Regularização de Terras

Da Redação

Em 30/06/2022 às 20:11

Alienação será feita mediante o pagamento de indenização de até 40% do valor da terra

(Foto: Arquivo/Secom)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei 277/2022, que cria o Programa Estadual de Regularização de Terras. Agora, a proposta segue para a sanção ou veto, total ou parcial, do governador Rodrigo Garcia (PSDB).

A medida é de autoria dos deputados Mauro Bragato (PSDB), Itamar Borges (MDB), Sebastião Santos (Republicanos), Reinaldo Alguz (União), Vinícius Camarinha (PSDB), Carla Morando (PSDB), Fernando Cury (União), Campos Machado (Avante), Coronel Telhada (PP), Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) e Frederico d'Avila (PL).

O programa autoriza a Fazenda do Estado a celebrar acordos, judicialmente ou administrativamente, para fins de alienação, a fim de prevenir demandas ou extinguir as que estiverem pendentes, em processos discriminatórios, reivindicatórios e de regularização de posses em terras devolutas, acima de 15 módulos fiscais.

A alienação será feita mediante o pagamento de indenização de até 40% do valor da terra definida com base em percentual incidente do valor médio por hectare presente na tabela oficial do Instituto de Economia Agrícola, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

De acordo com o texto, o pagamento poderá ser feito à vista, com prazo de até 90 dias após a homologação, com desconto de 10%, em até 120 parcelas mensais ou em até 10 parcelas anuais.

O valor das parcelas não poderá ser inferior a 20 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), o equivalente a R$ 639,40 na cotação de 2022.

Segundo a justificativa, o objetivo da criação do programa é "a busca pela segurança jurídica e, consequentemente, a melhoria da produtividade, da empregabilidade e da competitividade do agronegócio paulista".

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.