Agência Brasil
Em 20/09/2016 às 11:42
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto que trata das dez medidas de combate à corrupção vai tentar antecipar um posicionamento sobre a criminalização do caixa 2 nas campanhas eleitorais e pode apresentar uma proposta ainda nas primeiras semanas de outubro.
O relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), anunciou - na sessão do colegiado desta terça-feira (20) - que vai dedicar, pelo menos dois dias de trabalho, a ouvir sobre o tema depoimentos de ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogados.
As decisões foram tomadas em reação à tentativa, na noite de ontem, do plenário votar o projeto de lei (PL) 1210/2007, que trata de regras para eleições, com a emenda que criminaliza o caixa 2 que anistiaria quem incorreu na prática em anos anteriores.
Relatório em outubro
“Esse tema é extremamente sensível e tem que estar no bojo das dez medidas. O relatório [da comissão especial] estará pronto na última semana de outubro para ser votado na primeira semana de novembro e estar no plenário até o final do mês”, lembrou Lorenzoni.
O parlamentar, declarando o alívio de “hoje não ter que amargar a tristeza de ver o parlamento cometer mais um equívoco”, com a suspensão da votação de ontem, sinalizou que as oitivas específicas sobre o caixa 2 podem ocorrer na primeira semana de outubro.
“Estamos com o calendário em dia”, afirmou, lembrando que quase 60 pessoas já foram ouvidas pelo colegiado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.