Da Redação
Em 23/06/2022 às 11:05
No encontro, a população tem a oportunidade de participar indicando as necessidades de investimento estadual para a cidade
(Foto: Maycon Morano)
Na próxima semana, terá início a discussão do Orçamento do Estado para o próximo ano com a participação de membros de diferentes setores da sociedade e população em geral de Presidente Prudente e cidades da região do Oeste Paulista.
Diferentemente dos anos anteriores, a audiência pública será apenas virtual, agendado para a próxima terça-feira (28).
No encontro, a população tem a oportunidade de participar da construção do Orçamento, indicando as necessidades de investimento do Estado que considerem prioritárias para o desenvolvimento da sua cidade.
Todas as contribuições registradas serão incluídas em relatórios endereçados aos órgãos competentes para análise e validação. Assim, o cidadão tem a garantia de que a sua escolha será comunicada ao responsável pela ação governamental por ele priorizada.
Os interessados em participar das audiências devem acessar os sites 'Audiências do Orçamento' e 'Secretaria de Orçamento e Gestão', onde será também publicada a metodologia que orientará a realização das audiências públicas virtuais. As próximas reuniões podem ser acessadas pelo aplicativo Teams.
Lei Orçamentária Anual
A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima as receitas e fixa as despesas do Governo do Estado que são associadas aos programas definidos no PPA (Plano Plurianual) e a suas respectivas ações e metas especificadas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) daquele ano.
As demandas coletadas nas audiências serão encaminhadas aos órgãos setoriais, com o objetivo de compatibilizá-las com os Programas Orçamentários, subsidiando a elaboração da LOA de 2023.
Diretrizes Orçamentárias
No final de abril, o Governo de São Paulo enviou para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) projeto de lei das Diretrizes Orçamentárias de 2023, documento que engloba as metas e prioridades da administração estadual e regras sobre a elaboração da LOA.
O PL considerou também as estratégias de preparação do PPA de São Paulo dos anos de 2020 a 2023, de acordo com a Lei nº 17.262/2020, além de indicações de alteração da legislação tributária, da política de aplicação dos recursos pelas agências financeiras oficiais de fomento, da gestão da dívida pública e da captação de recursos por órgãos estaduais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.