Rogério Mative
Em 04/04/2012 às 10:25
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) apresentou nesta semana, na Assembleia Legislativa, projeto que obriga o repovoamento dos lagos formados pelos reservatórios das usinas hidrelétricas do Estado de São Paulo. Na região de Presidente Prudente, seriam beneficiadas as usinas de Primavera e Rosana.
De acordo com Bragato, a medida seria feita através da soltura mensal de alevinos cujas espécies façam parte de seus respectivos habitats naturais. "É algo relativamente simples. O Objetivo é obrigar os responsáveis pelos lagos a repovoar, até porque pouco utilizamos os lagos para o turismo", diz.
Além de repovoar os lagos, o projeto visa também oferecer informações turísticas sobre a preservação ambiental dessas regiões. "As regiões dos lagos são ricas em belezas naturais e têm todas as condições para se firmar como pólos turísticos importantes do Estado e do país. Eu tenho sido muito cobrado sobre isso", fala Bragato.
Porém, o projeto não prevê punição para quem descumprir as normas. "Não tem como obrigar de fato porque já existem muitas leis. A questão é suscitar o debate e mobilizar os municípios a entrarem nessa luta. O enchimento dos lagos significou a queda do turismo", cita.
Entre os principais municípios da região atingidos pelas obras da Usina Sérgio Motta, em Primavera, e da Usina de Rosana, estão Presidente Epitácio, Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista e Panorama.
"Quando a Cesp [Companhia Energética de São Paulo] era responsável por todos os lagos era mais fácil resolver essa questão", opina o deputado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.