Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Diretor geral da Câmara se despede do “amigo-irmão” Reinaldo

Com Maycon Morano/AI Câmara

Em 02/05/2024 às 05:49

Leco, como era chamado por Ruas, Laercio Alcantara expressa relação de 35 anos

(Foto: Arquivo/Maycon Morano/AI)

“Não estou com um sentimento muito bom hoje”, comentou o diretor geral da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Laercio Alcantara, no final da tarde da última segunda-feira (29), dia de sessão ordinária. Aliás, durante as últimas reuniões legislativas vinha realizando a função do “amigo-irmão” e colega de trabalho Reinaldo Lázaro Ruas, que ocupava local à Mesa Diretora para auxiliar os parlamentares durante os trabalhos.

Meticuloso, Leco, como era chamado por Reinaldo, passa a mão sobre a toalha todos os dias; alinha as placas com nomes dos vereadores; confere a limpeza dos copos e a métrica da disposição das tábuas para as águas de cada um dos integrantes do Legislativo. Estranhamento, estava inquieto também na terça-feira (30). Entrou na sala escura e vazia do amigo, a porta ao lado. Andou pelo “corredor das diretorias”, mexeu na cortina e encostou mais uma vez a porta da “Sala de Relações Institucionais”. No mesmo dia, por volta do meio dia, a notícia da possível morte cerebral do “amigo-irmão”.

Durante toda a tarde o repórter tentou alguma palavra, mas não teve coragem. Depois de uma despedida melancólica na calçada do Prédio Público “Dr. Pedro Furquim”, sede do Legislativo, pediu “alguma fala” por mensagem de celular. “Eita! Não consigo falar essas coisas, não sou de falar essas coisas, mas vamos ver o que fazer”, respondeu de pronto Laercio Alcantara. E mudou de assunto.

“Hoje Presidente Prudente perde um dos seus maiores servidores públicos, que atendeu durante mais de 30 anos na Prefeitura e na Câmara Municipal. Contribuiu muito durante os oito anos do prefeito [Miton Carlos de Mello] Tupã enquanto secretário, viabilizou muitos projetos para a cidade, fazendo o trabalho de interface com os governos do Estado e Federal. E a Câmara também perde um dos seus melhores quadros de todos os tempos, pessoa competente, que conhecia muito do processo legislativo, principalmente nestes últimos anos, nas gestões dos presidentes Enio Perrone, Demerson Dias e agora com o Tiago Oliveira”, destaca o diretor geral do Legislativo.

Nos últimos 15 anos, Laercio Alcantara e Reinaldo Ruas tiveram intensa relação de trabalho – o primeiro, como secretário de Planejamento e o segundo como secretário de Relações Institucionais, de 2009 a 2016 nos Governos Tupã. E, desde 2017, juntos na assessoria da Mesa Diretora na Casa de Leis Prudentina. “O Reinaldo foi uma pessoa de notório saber. Sempre nos orientou para fazer o melhor para Prudente. Desde que veio de Santos, nunca mais voltou. Aqui construiu sua família e viveu esta cidade muito intensamente. Progrediu, cresceu, se tornou referência na política municipal”, menciona Alcantara.

“E eu perco um amigo. Entrei na Câmara na gestão de 1989/1990 e ele em seguida, em 1991, e nunca mais deixamos esta amizade. Não somente do trabalho, mas também pessoalmente. Nossa cidade perde hoje uma grande pessoa e principalmente o Poder Legislativo, que sempre será sua casa. É um lugar que sempre gostou de trabalhar e servir. Prudente chora a partida de uma pessoa que lutou muito pela cidade”, ressalta o diretor geral da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

“Vai fazer muita falta... Enfim...”, acrescenta ao repórter, ainda com a voz embargada, Leco.

No final da tarde deste feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, Laercio Alcantara, como que se ouvisse novamente a voz do “amigo-irmão” sentado na Mesa Diretora, passou na Câmara Municipal: “Leco!, prepara os projetos para segunda discussão e vamos convocar uma Extraordinária!”.

Quando se senta em sua cadeira, na sala ao lado do amigo, o telefone toca. O protocolo médico tinha acabado. Seu irmão tinha feito a passagem.

“Já deixei tudo no jeito. Avisei o diretor da secretaria, vereadores, servidores, família, plenário já está pronto para recebê-lo, jazigo no cemitério definido. Amanhã declaramos luto na Câmara e a Prefeitura também fará o mesmo”, finaliza Leco, como que preparando o Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia” para uma derradeira sessão extra.

E que vida extraordinária.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.