Da Redação
Em 20/08/2024 às 10:35
Entrevistas com candidatos será realizada pelo Parlamento Jovem nessa quarta-feira
(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)
Em sorteio aberto ao público e transmitido pelo canal da TV Câmara, foi definida a ordem dos candidatos a prefeito de Presidente Prudente que serão sabatinados pela 2ª Legislatura do Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores de Cidadania, nessa quarta-feira (21), com início às 14h.
Pela ordem, serão sabatinados pelos adolescentes: Paulo Lima (às 14h10), Josué Macedo (às 14h45), Dr. Mauro Martins (às 15h20), Ed Thomas (às 15h55), Nilton Miranda (às 16h30) e Milton Carlos de Melo – Tupã (às 17h05).
O sorteio foi conduzido pelo presidente do PJ, vereador jovem Léo Diogo Pires Comitre Klebis, auxiliado pelo primeiro secretário, Mateus Santos de Menezes, e, ainda, com apoio dos vereadores jovens Isabela Nogueira Silingowschi Pereira, Leonardo Silva Ramos, Miguel Henrique Pereira Domingues, Miguel Rosa dos Santos e Samuel Lopes da Silva.
Além disso, o sorteio também teve a participação do diretor da secretaria da Câmara, Mauro Alves dos Santos, já que o sorteio foi realizado conforme ocorre nas votações do Legislativo prudentino, quando necessário.
Sabatina e Regras
A sabatina tem caráter propositivo, ou seja, dessa forma não serão permitidos ataques aos outros candidatos, mas, sim, os candidatos devem se ater a apontar propostas e seu plano de governo conforme questionamentos feitos.
O encontro não será aberto ao público, mas terá transmissão ao vivo através do canal da TV Câmara. No entanto, deverá contar com a participação de servidores da Câmara, equipe terceirizada do Legislativo, pais ou responsáveis dos adolescentes, além de entidades organizadas e representativas da sociedade civil mediante convite.
Os candidatos poderão estar acompanhados de até cinco integrantes de sua equipe e até outros dois responsáveis pelo marketing ou comunicação, totalizando oito pessoas.
Durante a sabatina, cada candidato terá até cinco minutos para se apresentar. O tempo será controlado pela Mesa Diretora do Parlamento Jovem com o cronômetro regressivo exibido no plenário, de forma pública.
As perguntas irão permear por cinco grandes áreas definidas pelos parlamentares jovens, sendo essas, respectivamente: Saúde; Economia (Incluindo Desenvolvimento, Tecnologia e Planejamento Urbano); Educação (Incluindo Esporte, Cultura e Civismo); Transporte e Infraestrutura (Incluindo Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Zeladoria); e Inclusão (Assistência Social).
A ordem dos temas será mantida para todos os candidatos, sendo feitas as rodadas de 1 a 5 e, ainda existindo tempo possível, novamente de 1 a 5. Cada candidato é livre para controlar o tempo de suas respostas, sendo que o limite de tempo total será os 20 minutos. Dessa forma, quanto maior o tempo de cada resposta, possivelmente menor será a quantidade de perguntas direcionadas ao candidato.
Os candidatos podem chegar de forma antecipada ao horário para qual foi sorteado. Caso o candidato não chegue no horário previsto de sua sabatina, em até 10 minutos do horário previsto, o próximo candidato sorteado será convidado a iniciar sua participação, caso desejar e o outro será mudado para a posição deste. E, assim por diante.
Os adolescentes da 2ª Legislatura Jovem estão se preparando desde os meses de junho e julho, quando foram delimitadas as regras, assuntos e realizada uma roda de conversa com os jornalistas Homéro Ferreira e Rogério Mative, especialistas em política.
Além disso, no dia 2 de agosto eles se reuniram com o juiz eleitoral Dr. Moisés Harley Oliveira e, na semana seguinte, foi encaminhado um ofício formal para o mesmo, que despachou e deu ciência da realização da sabatina. Dessa forma, recebeu seu número de processo junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.