Da Redação
Em 16/06/2024 às 10:13
Sessão da Câmara Mirim contou ainda com entrega de medalha e moção de aplausos
(Foto: Maria Clara Catuchi/AI Câmara)
Na retomada dos trabalhos da Câmara Mirim de Álvares Machado, uma importante solicitação foi aprovada pelos vereadores mirins da Escola Sesi: a implantação de faixas elevadas em frente a escolas e creches do município.
O requerimento de providências, que será encaminhado ao Poder do Executivo, foi discutido pelos estudantes durante a primeira sessão do ano, que foi realizada na manhã dessa sexta-feira (14), no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, sede do Legislativo Machadense.
Os trabalhos foram comandados pelo presidente mirim Arthur Servidoni, com supervisão do diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva. A Mesa Diretora foi formada pelas alunas Analice de Souza Ramos (vice-presidente), Bruna de Oliveira Lima (1ª secretária) e Mariane Ayumi Hirata Trindade (2ª secretária).
O plenário contou ainda com os demais cinco vereadores: Ana Clara Silveira Amaral, Daniela Silveira Amaral, João Vitor de Oliveira Chaves, Miguel Pontes Oliveira e Paula Aranda Boigues Tarifa Navarro. Todos escolhidos durante eleições realizadas no ambiente escolar após a formação de cinco chapas.
Transmitida ao vivo pela internet, a sessão contou com a participação da presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PP), e do vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Pedrinho do Coral (PSD).
Marcaram presença o vice-prefeito de Álvares Machado, Luiz Francisco Boigues, e o diretor de comunicação da Câmara Municipal e diretor acadêmico da Escola do Legislativo, Maycon Henrique Mariz Morano.
A sessão
Além do requerimento de providências aprovado, a sessão mirim contou ainda com entrega da Medalha de Honra ao Mérito 'Guilherme Barão Martin Marques' à auxiliar docente da Escola Sesi de Álvares Machado, Aline Olivo Venâncio, e à aluna Bruna de Oliveira Lima. Também houve a entrega da Moção de Aplausos aos alunos do 1º ano do Ensino Médio da unidade de ensino.
"A sessão passou para eles o que é cidadania. Eles aprenderam como é feito um requerimento de providências, qual o papel do vereador e sua função correta. Agora, eles vão dividir esse conhecimento com os pais e familiares, o que é muito importante. Foi uma sessão muito proveitosa", analisa a presidente do Legislativo, Estela do Escritório.
A vereadora ressalta a importância do pedido realizado pelos alunos ao Poder Executivo. "É um pedido que muitos vereadores pleiteiam há tempo, que é a instalação de faixas elevadas. Acredito que vai ser executado, sim. Pois é possível de ser realizado, talvez, na próxima gestão devido ao tempo restante para o fechamento do exercício atual", frisa.
"Achei brilhante a participação dos jovens na sessão. Os alunos foram muito felizes no pedido feito e aprovado por eles, pois nossa cidade precisa de muita melhoria no sistema viário. É um incentivo ao aprendizado a esses alunos, que são o futuro da cidade", fala o vereador Pedrinho do Coral.
Objetivo alcançado
Para o professor de Geografia do Sesi, Alex Pecinato, o objetivo de desenvolver o entendimento dos alunos sobre a aplicação da política no cotidiano das pessoas foi alcançado, ao fazer um balanço da ação desenvolvida na escola nas últimas semanas. "O projeto culminou com uma ação do nosso plano de metas dentro da escola, que é desenvolver o entendimento sobre a política no cotidiano dos alunos diferenciando da política partidária polarizada que vemos muitas vezes na mídia", fala.
"A gente concluiu com êxito o projeto, pois trabalhamos em parceria entre quatro professores ao longo desse tempo desenvolvendo algumas atividades dentro do âmbito escolar. Tudo começou com a formação de chapas para as eleições; tivemos cinco chapas inscritas. Fizeram o processo eleitoral usando a urna eletrônica, sendo finalizado com a chapa vencedora trazendo sua proposta para votação na sessão", expõe.
De acordo com a auxiliar docente Aline Olivo, o aprendizado prático durante a sessão foi fundamental para o entendimento dos estudantes sobre a função dos vereadores e a importância da política no cotidiano das pessoas. Ela adianta que o Sesi participará novamente da Câmara Mirim, no próximo ano.
"O que fica como fruto é o envolvimento e a percepção que os alunos conseguiram atingir durante a vivência na Câmara Municipal. É uma experiência fundamental para os estudantes. Foi muito interessante o fato de a sessão ser transmitida ao vivo, o que possibilitou a participação indireta dos demais alunos que não puderam acompanhar de forma presencial. É gratificante, pois o aprendizado foi imenso", frisa.
Retomada
Criada em 2011, a Câmara Mirim de Álvares Machado teve seus trabalhos retomados este ano. O projeto desenvolvido pela Câmara Municipal tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da política no cotidiano da população. A ação educativa simula a atividade legislativa, desde a elaboração de projetos até a votação em plenário.
A Escola Sesi foi a primeira, dentre as nove unidades de ensino participantes do projeto. Em seguida, participarão os alunos das oito unidades da rede municipal de ensino; cada escola realizará a eleição para a escolha dos vereadores e da Mesa Diretora, após contarem com palestras e orientações comandadas pelos integrantes do Legislativo. (Com Assessoria de Imprensa)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.