Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Propulsor do 'social e cultural': morre ex-prefeito Virgílio Tiezzi aos 71 anos

Prefeitura de Prudente decreta luto de três dias

ROGÉRIO MATIVE

Em 13/06/2023 às 09:31

Durante os seis anos, Tiezzi ficou marcado por intensa atuação social, ambiental e cultural

(Foto: Arquivo/Museu Municipal)

Marcado por intensa atuação nas áreas cultural, social e ambiental, além de impulsionar a urbanização da zona leste. Aos 71 anos, faleceu o ex-prefeito de Presidente Prudente, Virgílio Tiezzi Jr, na noite dessa segunda-feira (12). O corpo é velado na Câmara Municipal.

Radicado na capital paulista, Tiezzi lutava contra problemas de saúde nos últimos meses. Deixa a esposa Regina Vitório Tiezzi, quatro filhos e cinco netos. 

O velório foi realizado no plenário da Câmara Municipal. O sepultamento ocorreu nesta terça-feira (13), às 16h30, no Cemitério São João Batista.

A Prefeitura decretou luto oficial de três dias no município destacando o "importante papel" do político ao longo de sua vida e a contribuição para o desenvolvimento da cidade.

Em nota, a Câmara Municipal de Presidente Prudente também manifestou "pesar aos familiares e amigos" pelo falecimento do ex-prefeito.

Mandato de seis anos

Incomum na história de Presidente Prudente, Virgílio Tiezzi comandou a cidade por meio de um mandato de seis anos, entre 1983 a 1988.

Apesar de ter somado 21.298 votos na ocasião - a maior fatia do eleitorado -, ele assumiu a cadeira devido ao voto vinculante, sendo escolhido entre outros sete candidatos.

Como Franco Montoro venceu para governador, Tiezzi assumiu como prefeito por também ser do PMDB.

Durante os seis anos, Tiezzi ficou marcado por intensa atuação social, ambiental e cultural ao promover a urbanização da zona leste com a realização de várias obras, criação de reservas ambientais - as primeiras da cidade -, ampliação do Museu e Arquivo Histórico Municipal, tombamento de diversos locais históricos do município.

O Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto, em homenagem pelo falecimento do ex-prefeito, citou que em sua gestão, por meio da Lei Nº 2.438/1985, a Fundação Museu passou a ser também Arquivo Histórico. 

“Criando assim, nosso Arquivo Histórico, tão importante para a preservação da história da nossa cidade e fonte de pesquisa para a população prudentina e toda região. Descanse em paz, nossas sinceras condolências aos familiares”, ponderou a instituição.

Museu e Arquivo Histórico Municipal  Antônio Sandoval Netto

Entre seus feitos como chefe do Executivo, promoveu a instalação do Distrito Industrial, do Balneário de Águas Quentes - hoje, Sesc Thermas -, ampliação da oferta de água e esgoto, saneamento ambiental na zona leste, construção de quase 3,5 mil moradias, além da construção do primeiro shopping da cidade em parceria com a iniciativa privada e da duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) via governo estadual.

Em sua gestão, também foi construído e entregue a pista de skate do Parque do Povo, no ano de 1988, com a presença de um grande público e nomes do esporte no cenário nacional.

Ao lado do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e de políticos de peso, promoveu o movimento 'Diretas Já' em Prudente.

Tiezzi também foi candidato a deputado federal nas eleições de 1994 e de 1998. Em sua última participação política, foi candidato a prefeito em 2000, quando somou cerca de 19 mil votos conquistando, assim, o terceiro lugar.

Foto: Acervo do Museu e Arquivo Histórico Municipal  Antônio Sandoval Netto

Engenheiro civil com especialização ambiental, trabalhou por vários anos na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

*Atualizada às 13h31 e 19h57 para acréscimo de informações

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.