Da Redação
Em 10/03/2023 às 20:53
Evento foi realizado pelo recém-criado projeto Escola do Legislativo
(Foto: Cedida/Câmara Municipal)
O Simpósio de Liderança Feminina do Oeste Paulista – Edição “Professora Francisca de Almeida Góes Brandão” reuniu, na manhã desta sexta-feira (10), mais de 200 mulheres na Câmara Municipal de Presidente Prudente.
O evento, realizado pela Escola do Legislativo, contou com a presença de vereadoras, primeiras-damas e chefes do Executivo de várias cidades da região – como Flora Rica, Mirante do Paranapanema, Paulicéia, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Ribeirão dos Índios, Tarabai, entre outras; além de entidades, servidoras, estudantes do ensino médio, coletivos e a população em geral.
Inicialmente, o encontro foi aberto pelo Diretor Presidente da escola, vereador William Leite, que, em sua fala, enalteceu a presença do público e também a participação das mulheres na vida pessoal e pública. Em seguida, convidou para assumir a presidência e conduzir o evento a vice-presidente da Casa de Leis, vereadora Professora Joana D’arc.
Na abertura do simpósio, fizeram uso da palavra a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini; a vereadora Miriam Brandão; a primeira secretária da Mesa Diretora, vereadora Nathália Gonzaga; além da vereadora Joana D’arc, que declarou aberto os trabalhos.
O evento também foi acompanhado pelo presidente do Legislativo prudentino, vereador Tiago Oliveira, e pelos vereadores Douglas Kato e Joãozinho da Saúde.
A chefe do cerimonial do evento foi a servidora, assessora parlamentar e advogada Nicolle Melo. A servidora mais longeva da Câmara, a Chefe de Expediente, Edna de Oliveira Gonçalves, fez a leitura de um breve histórico da Professora Dona Nina Brandão, homenageada com a denominação do evento.
A primeira palestrante do simpósio foi a Profª Alba Lucena Fernandes Gandia, com o tema “Participação feminina para desconstrução de fenômenos históricos”. Vereadora por sete mandatos e ex-presidente da Câmara, é graduada em História, em Estudos Sociais e em Pedagogia. Também é Mestra em Educação com o título “Mulher na política educação e gênero: seu compromisso com a cidadania plena”.
Na sequência, a palestra foi proferida pela prefeita de Bauru, Suéllem Silva Rosim. Autora do livro “Do 1% à Vitória”, ela é jornalista, ministra de louvor, cantora e a primeira mulher a ser chefe do Executivo da cidade, eleita no segundo turno das eleições com 55,98% dos votos.
Depois, a fala ficou a cargo da gestora estadual de empreendedorismo feminino no Sebrae SP, Camila Ribeiro. Atriz, publicitária, especialista em liderança feminina, gestão estratégica de negócios e psicologia positiva, o tema foi “A importância da Liderança Feminina na Administração Pública”.
E, ainda, Larissa Costa abordou o tema "Afrocentricidade e Liderança Feminina". A advogada é Mestra em Direito, diretora da OAB de Presidente Prudente, coordenadora adjunta IBCCRIM/SP – Instituto Brasileiro de Ciência Criminais e autora e coautora de livros e artigos publicados em eventos científicos e revistas jurídicas.
Por fim, Aline Fernanda Escarelli abordou “A ausência de mulheres nos espaços de poder e deliberações”. Presidente da Comissão de Defesa das Vítimas de Violência Doméstica e Crimes Sexuais da OAB em Presidente Prudente, a advogada também é cofundadora da Frente Pela Vida das Mulheres de Presidente Prudente e da Coalizão Nacional de Mulheres.
No encerramento das atividades, a Irmã Esther, com uma fala e a exibição de um vídeo, apresentou as atividades do Lar Santa Terezinha, que é uma comunidade terapêutica gratuita para recuperação de adolescentes e adultas do sexo feminino dependentes de álcool e drogas.
O evento teve o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente, do Sebrae-SP, por meio da gerência regional, e da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Presidente Prudente.
Segundo a Câmara Municipal, o caráter de simpósio foi propositivo, para que as participantes pudessem obter conhecimentos técnicos, políticos e comportamentais, dessa forma, foram concedidos certificados de participação, com carga horária e o conteúdo programático.
Além disso, a edição prestou homenagem à “Professora Francisca de Almeida Góes Brandão”, uma das primeiras brasileiras a tentar se alistar como eleitora no Estado de São Paulo, no final da década de 1920. Na ocasião, o pedido foi negado, mas ela fez grande recurso, que ficou gravado na história. Viveu em Presidente Prudente, onde lecionou durante anos e, hoje, é patronesse de uma escola municipal. Clique aqui para ler mais sobre a Dona Nina Brandão.
Assista aqui a íntegra de como foii o Simpósio de Liderança Feminina do Oeste Paulista.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.