Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após reclamações, vereadores fiscalizam UPA do Guanabara e PA do Santana

Da Redação

Em 04/05/2021 às 10:02

Foram ouvidas pessoas que aguardavam por atendimento, com alguns relatos de até 5 horas de espera

(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)

Após reclamações sobre o atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, oito vereadores decidiram fiscalizar a unidade na noite dessa segunda-feira (3). Ela é gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) por meio de contrato com a Prefeitura de Presidente Prudente.

No local, foram ouvidas pessoas que aguardavam por atendimento, com alguns relatos de até 5 horas de espera. Os vereadores conversaram ainda com funcionários do Ciop, que também gerencia a UPA do Ana Jacinta.

Os parlamentares decidiram realizar a fiscalização in loco após terem recebido reclamações de munícipes, seja pelo gabinete, rede social ou contato telefônico, sobre o atendimento na UPA do Guanabara no último final de semana.

No mês passado, a Prefeitura decidiu modificar o atendimento nas unidades, com as UPAs exclusivas para casos de coronavírus.

Como forma de evitar contaminações de pacientes, o Pronto Atendimento (PA) do Jardim Santana foi adaptado para absorver todos os outros tipos de demanda.

A medida foi tomada diante das lotações nas UPAs geradas pelo colapso no sistema hospitalar da cidade após o pico da segunda onda da covid-19 na região.

PA Santana

Em seguida, os parlamentares se dirigiram ao Pronto Atendimento do Jardim Santana, na zona leste da cidade. No local, puderam ouvir relatos de munícipes sobre o atendimento dos servidores que atuam na unidade, bem como dos próprios trabalhadores.

A vistoria foi realizada logo após o encerramento da sessão ordinária, por volta das 20h, pelos vereadores Demerson Dias (PSB), Ivan Itamar (PSB), Professora Joana D’arc (PSB), Joãozinho da Saúde (DEM), Professor Negativo (Podemos), Miriam Brandão (Patriota), Nathália Gonzaga (PSDB) e Tiago Oliveira (PTB).

Questionamentos

Após a visita surpresa nas unidades, os vereadores vão elaborar ofícios com questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde e Ciop.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.