Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

UPAs atenderão apenas pacientes covid; PA Santana absorve demanda geral

Mudanças começam a partir de sexta; linhas de ônibus também sofrerão alterações

Da Redação

Em 14/04/2021 às 10:33

PA do Santana passa a atender 24 horas todos pacientes não-covid

(Foto: Arquivo/Secom)

A partir de sexta-feira (16), o Pronto Atendimento (PA) do Jardim Santana, zona leste de Presidente Prudente, passará a operar no sistema 24 horas para atendimento clínico de urgência e emergência a pacientes não-covid. Para que este serviço seja viabilizado, os atendimentos desta UBS foram suspensos.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jardim Guanabara, zona norte, e do Ana Jacinta, zona sudoeste, focarão no atendimento de pessoas com coronavírus. “A partir de sexta, as duas UPAs do município concentrarão a assistência de casos que apresentem sintomas respiratórios. Reforçamos a orientação que os pacientes com esses sintomas procurem as UPAs ou ainda o Centro de Triagem da Covid-19, onde terão atendimento e acompanhamento adequado”, explica o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Marco Aurélio Lúcio.

"Tivemos que readaptar nossos serviços, implantado e ampliando o número de leitos para o atendimento aos pacientes, principalmente aos que aguardam por uma transferência via Cross", diz.

PA Santana para público em geral

O atendimento do PA Santana será comandado pela cardiologista da rede municipal, Luciana Ferri, com apoio de uma equipe técnica de servidores, que foram remanejados para possibilitar esse serviço. As equipes do 192 também serão reforçadas, para melhorar o tempo de resposta.

De acordo com Marco Aurélio Lúcio, a iniciativa tem como objetivo principal evitar contaminações de pacientes. “Consideramos a necessidade de separar as demandas de urgência e emergência a fim de minimizar a contaminação de pacientes não-covid”, declara.

A ampliação da estrutura do PA Santana foi viabilizado em parceria com a iniciativa privada e sociedade civil, que doaram aparelhos e insumos.

Conforme ele, o atendimento não deixará de ser realizado nas UPAs, em  casos excepcionais e de emergência, porém, assim que estabilizado, o paciente será transferido ao PA Santana.

Pacientes da UBS remanejados

Já os pacientes em clínica médica, pediatria e ginecologia que são acompanhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santana, que funciona no mesmo prédio, serão transferidos para a UBS São Pedro. 

Já os pacientes assistidos pela equipe de saúde mental, que inclui psiquiatria, assistência social e psicologia, passarão a ser atendidos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Parque Alvorada.

As consultas que estavam agendadas já foram remanejadas. A partir de agora, os munícipes que necessitarem de atendimento na Zona Leste podem procurar uma das sete equipes de Estratégia de Saúde da Família, distribuídas entre o Cambuci, Alvorada I, Alvorada II, Alvorada III, São Pedro, Marcondes I e Marcondes II.

No loca, será mantida somente a emergência odontológica.

Mudança no transporte

Para atender a demanda da população, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) tambem fará adequações nas linhas de ônibus. Contudo, ainda não foram informadas as alterações nos itinerários.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.