Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara discute exames online, adicional e prestação de contas sobre covid

ROGÉRIO MATIVE

Em 29/03/2021 às 09:58

Vereadores apostam em requerimentos visando emplacar medidas de combate ao coronavírus

(Foto: Maycon Morano/AI)

A sessão ordinária desta segunda-feira (29) será tomada por assuntos relacionados ao enfrentamento da pandemia provocada pelo coronavírus em Presidente Prudente. Em pauta, a disponibilização de exames na internet, pagamento de adicional para profissionais de Saúde, além do pedido de prestação de contas sobre verbas federais e estaduais recebidas ao longo de 2020.

Por meio de projeto de lei e de um requerimento, o vereador Willian Leite (MDB) pede providências para a disponibilização de plataforma online visando a emissão de resultados de exames laboratoriais de pessoas com suspeitas de covid, sem prejuízo da entrega de forma física.  

A ideia é que os resultados de testes e exames sejam inseridos no site da Prefeitura, com acesso por login e senha fornecidos ao munícipe por meio de aplicativo próprio ou envio via WhatsApp.

Já a parlamentar Joana D'Arc (PSB), solicita providências "urgentes" para a realização de estudo de compra imediata de Elmos, capacete de respiração assistida utilizado em pacientes em estado grave com covid-19. Segundo ela, o equipamento "comprovadamente viabiliza a redução de intubações na UTI".

Em outro requerimento, a vereadora cobra da Prefeitura de Prudente informações sobre os valores oficias recebidos para o combate à pandemia durante 2020, além do emprego detalhado das verbas federais e estaduais.

Na semana passada, em pronunciamento pelas redes sociais, o prefeito Ed Thomas (PSB) afirmou que a cidade recebeu mais de R$ 50 milhões, contudo, o valor foi injetado no pagamento da folha salarial de servidores municipais, o que, segundo ele, "não é ilegal". Porém, reclamou da falta de iniciativa em outras frentes.

Adicional e ambulatório

Também por meio de requerimento, o presidente do Legislativo, Demerson Dias (PSB), pede para que seja realizado um estudo técnico quanto à extensão do teto máximo de 40% de pagamento de adicional de insalubridade a todos os funcionários da rede municipal que prestam serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos Atendimentos (PAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro Triagem e na ala de leitos de suporte respiratórios instalados no PA do Cohabão. 

Por fim, Tiago Oliveira (PTB) solicita a criação de um "Ambulatório Pós-Covid" por meio de parcerias com a iniciativa privada. O objetivo é acompanhar os pacientes e auxiliar na reabilitação devido as "sequelas causadas pelo novo coronavirus".

A sessão tem início às 16h, com transmissão ao vivo pela internet.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.