Da Redação
Em 31/05/2022 às 10:48
Tiago Oliveira (ao centro) assumiu o posto deixado por Willian Leite
(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)
A Comissão Especial de Investigação do Atletismo instaurada na Câmara Municipal de Presidente Prudente fez sua primeira reunião sob novo comando. O vereador Tiago Oliveira (PTB) assumiu o posto deixado por Willian Leite (MDB), que alegou 'desconforto' e necessidade de maior isenção na condução dos trabalhos
A CEI do Atletismo tem o objetivo de investigar as denúncias encaminhadas pela Associação Prudentina de Atletismo (APA) sobre o possível uso de estrutura pública por agentes comissionados para empresa e fins particulares. O ruído foi ocasionado após a criação de uma nova equipe de atletismo em parceria com o Grêmio Prudente, que disputa o Campeonato Paulista da 4ª Divisão do futebol profissional.
Escolhido para comandar as investigações, William Leite alega que "ajuda o atletismo há cinco anos" através de emendas parlamentares para a aquisição de materiais para que os atletas, em sua maioria da APA, representem a cidade nas competições.
"Diante do exposto, não me sinto confortável e totalmente isento na condução dos trabalhos", ponderou o vereador, em documento debatido pelos vereadores.
Primeiro passo
No encontro dessa segunda-feira (30), os integrantes da CEI se reuniram com técnicos e assessores do Legislativo para a definição dos próximos passos. A comissão é formada por Tiago Oliveira (presidente), Nathália Gonzaga (PSDB, relatora) e Joãozinho da Saúde (membro, DEM).
Estiveram presentes na reunião o Procurador Jurídico do Legislativo, Fernando Monteiro, juntamente com o assessor geral da Presidência, José Ubirajara de Oliveira Fontes, e o diretor geral, Laercio Alcantara, chefes de gabinetes e assessores parlamentares dos vereadores integrantes da CEI.
Além de receberem orientações sobre as formas de ação da Comissão Especial de Investigação, os parlamentares delimitaram o cronograma de ações, como expedição de ofícios e pedidos de informações.
Aprovada no dia 9 de maio, a comissão tem o prazo de 90 dias para apresentar seu relatório final.
A denúncia
Assinada por todos os vereadores, a abertura da CEI do Atletismo ocorreu após a Associação Prudentina de Atletismo (APA), por meio de seu presidente Cremilson Julião Rodrigues, protocolar denúncia apontando fatos do uso de estrutura pública para empresa e fins particulares envolvendo a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp).
Segundo ele, no início de 2021, atletas de outra equipe foram alojados no apartamento que era locado pela APA. "Então, a associação solicitou que os atletas se retirassem do apartamento, por não saber do que se tratava".
A denúncia aponta a utilização de cargo público para interesses pessoais "ao invés de apoiar a equipe já existente na cidade”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.