Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Diretor completa 50 anos de serviço público na Câmara de Prudente

Mauro Alves conta que começou a trabalhar no Parlamento municipal ainda adolescente, em 1972

Da Redação

Em 07/10/2022 às 14:28

Presidente da Câmara, Demerson Dias, parabeniza Mauro Alves pelos 50 anos de trabalho na Casa

(Foto: Cedida/AI)

De entregador de correspondência a bordo de uma bicicleta a Diretor de Secretaria. É assim a trajetória de Mauro Alves dos Santos, que nessa semana completou 50 anos de serviço público na Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Durante sessão solene ocorrida na terça-feira (4), o presidente da Casa de Leis, vereador Demerson Dias, parabenizou o servidor. “Quero ressaltar, em nome da 18ª Legislatura, que são 50 anos de serviços prestados como servidor da Câmara Municipal. É um excelente profissional. Parabéns. São 50 anos de serviços prestados para os cidadãos de Presidente Prudente”, destacou. “Ano que vem a Câmara completa 100 anos de instalação e hoje o diretor geral tem 50 anos de trabalho nesta Casa”, completou.

Prudentino, sem ter saído da cidade natal, Mauro Alves cresceu na Rua Siqueira Campos, próximo ao antigo Parque São Jorge, estádio do Corintinha de Presidente Prudente. “Meu pai prestava serviços como fiscal da Federação Paulista de Futebol e eu o acompanhava: ele ficava na bilheteria e eu procurava o melhor lugar para ver os jogos. Daí herdei, com certeza, minha paixão pelo Corinthians Paulista”, pontua o diretor de secretaria da Câmara.

Herdou também o tino para o trabalho de Alfredo Alves dos Santos, falecido em 1998. “Meu pai trabalhava na Prefeitura e foi remanejado para a Câmara. Na época, ainda criança, eu frequentava as sessões e o trabalho diário. O Legislativo funcionava na Rua Tenente Nicolau Maffei, próximo da Avenida Brasil”, recorda.

“Eram apenas quatro a cinco funcionários. Pequenas salas de espera e da Presidência. Plenário pequeno e um pequeno espaço de galeria. Toda sessão tinha um grupo de pessoas acompanhando”, acrescenta Mauro Alves.

O diretor da Secretaria aponta que começou a trabalhar no Parlamento municipal ainda adolescente, em 1972, já no prédio do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, durante a 6ª Legislatura e sob a presidência do advogado Sebastião Martins. “Uma das primeiras coisas que fazia era levar e buscar as correspondências no Correios e também entregava nos locais pessoalmente pela cidade. Rubens Reis Gonçalves era o diretor na época”, menciona.

“Também trabalhei no mimeógrafo, na edição e gravação das sessões – era um gravador de grande porte de rolo, que depois era transcrito em um boletim que tratava de todas as falas dos vereadores”, explica Mauro Alves. “Outra atividade que não me envergonho, pelo contrário, foi na limpeza, auxiliar o pessoal que fazia a limpeza do prédio. Precisava de gente pra fazer e eu estava lá para isso”, afirma.

Neste período, a família mudou para o Jardim Paulista e, em 1980, quando casou com Cleuza da Cruz Alves Santos, com quem tem dois filhos, mudou para Vila Furquim, depois Parque Alvorada e Jardim Estoril, onde reside desde 1993.

“Durante estes anos, passei por todos os níveis de Escriturário, depois Chefe de Expediente até ser galgado ao cargo de diretor provisoriamente em 1989 pelo então presidente da Câmara, Sergio Roberto Melle. Em seguida, o presidente seguinte, João Altino Cremonezi, me efetivou no posto”, cita.

Nestes 50 anos, foram cerca de 200 vereadores, 28 presidentes e 12 prefeitos. Sobre aposentadoria, Mauro Alves dos Santos crava: “Não consigo me ver sem estar na Câmara”.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.