Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ex-vereador José Rocha Sobrinho morre aos 67 anos

Rogério Mative

Em 01/11/2017 às 14:05

Nascido em Tupã, José Rocha Sobrinho foi vereador por duas vezes em Presidente Prudente pelo PT

(Foto: Arquivo/PT)

Na manhã desta quarta-feira (1º), faleceu o ex-vereador José Rocha Sobrinho, aos 67 anos. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Iamada desde o dia 29 do mês passado, o político não resistiu ao quadro grave de cirrose hepática agravado por uma parada cardiorespiratória.
 
De acordo com apuração do Portal, Rocha apresentou piora em seu estado de saúde na noite dessa terça-feira (31) devido a uma pneumonia. Diabético, ele realizava tratamento contra a doença há anos, o que desencadeou a cirrose.
 
"É com muito pesar e dor que comunicamos o falecimento do nosso companheiro Rocha. Um dos grandes batalhadores do PT em Presidente Prudente e região", cita a nota divulgada pelo diretório municipal do partido.
 
Personalidade forte
 
Nascido em Tupã, José Rocha Sobrinho foi vereador por duas vezes em Presidente Prudente, de 2001 a 2008. Nos oito anos, a atuação do petista foi marcada por conflitos com o ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho e com os próprios companheiros de partido na Câmara Municipal: Marcos Vinha e José Caetano da Silva. De personalidade forte, Rocha criticava até o PT devido a resultados em eleições ou coligações.
 
Como legislador, também ficou conhecido pela defesa e proteção a animais e por ser autor da lei municipal de 2008, que proíbe o uso de cigarros e similares em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins. 
 
Três cassações
 
O ex-vereador foi responsável pela denúncia que levou  Adilson Silgueiro (PMDB) ser cassado por apropriação indevida de valores e "procedimento incompatível com o decoro parlamentar". 
 
Curiosamente, Rocha tem em seu "currículo" outras duas cassações. Em 2007, em seu terceiro mandato como prefeito, Agripino de Oliveira Lima Filho foi afastado após a Mesa Diretora da Câmara - formada por Wladimir Cruz, Marcos Vinha, Rocha e Osvaldo Bosquet - declarar vago o cargo em cumprimento à decisão judicial que suspendeu os direitos políticos por cinco anos por compra de aparelhos para o planetário da Cidade da Criança sem licitação. Na época, o fato do documento ser assinado - apenas por Cruz e Rocha - durante reunião realizada em um hotel da cidade causou efervescência nos bastidores.
 
Em seguida, após nove meses como presidente da Casa de Leis, Wladimir Cruz perdeu o cargo após denúncia apresentada por Rocha apontando quebra de decoro parlamentar e prática de ato de improbidade administrativa por aumentar o próprio salário.
 
Em 2008, Rocha ainda estudou pedir a declaração de vacância do cargo do prefeito Carlos Biancardi (PSDB) alegando rejeições das contas quando ele foi presidente da Prudenco. Biancardi havia assumido a cadeira do Executivo após afastamento de Agripino Lima.
 
Aposentado, ex-parlamentar teve como sua última função pública a supervisão administrativa da Câmara Municipal, que foi exercida de 2012 a 2016.
 
Velório
 
O velório será na Câmara Municipal a partir das 16h. O corpo do ex-vereador José Rocha Sobrinho será sepultado nessa quinta-feira (2), no Cemitério Parque da Paz, com saída às 9h15.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.