ROGÉRIO MATIVE
Em 14/12/2021 às 14:40
Legislativo aprovou, em duas votações, subsídio municipal ao transporte coletivo
(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)
Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou projetos de lei que autorizam a Prefeitura a subsidiar o transporte coletivo. Para tal, será aberto crédito especial no orçamento de R$ 7.993.829,34.
Desde a semana passada, a prestação de serviços é realizada pela Santa Cecília Turismo (Sancetur), que opera com o nome fantasia “SOU” – Sistema de Ônibus Urbano.
A empresa foi contratada em caráter emergencial por 180 dias até que uma nova licitação seja realizada. A mudança ocorreu após rompimento judicial entre Prefeitura e Prudente Urbano.
Nada fácil
A aprovação ocorreu após, um dia antes, o Legislativo debater os problemas do transporte público em reunião com representantes da Prefeitura. Apesar do placar apontar folga em segunda discussão, houve trabalho intenso nos bastidores para garantir o subsídio por meio de lei.
A sessão ficou suspensa por duas horas; neste tempo, secretários municipais e vereadores discutiram o assunto em reunião fechada.
Em seguida, em primeira votação, o placar ficou em 7 a 5.
Em segunda votação, foram a favor da proposta os parlamentares Nathalia Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), Wellington Bozo (MDB), Tiago Oliveira (PTB), Anderson Dias da Silva (PSB), João Barbosa (DEM), Ivan Itamar da Silva (PSB), José Alves da Silva Junior (Negativo, Podemos) e Miriam Brandão (Patriota).
Foram contrários os vereadores William Leite (MDB), Douglas Kato (PTB), Enio Perrone (DEM) e Mauro Neves (Podemos).
Projetos aprovados
Os dois projetos aprovados são: inclusão no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), em relação à contratação de empresa para operar o transporte, para os exercícios de 2021 e 2022; e autorização de abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 7.993.829,34.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.