Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Portadores de esclerose passam a contar com isenção do IPTU

ROGÉRIO MATIVE

Em 12/07/2021 às 10:52

Lei já está em vigor e beneficiará pessoas com a doença a partir de 2022

(Foto: Daniele Capelasso/Secom)

Em Presidente Prudente, portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica ( ELA) passam a contar com a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A lei foi publicada em edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta segunda-feira (12).

Sancionada pelo prefeito Ed Thomas (PSB), a medida deu nova redação à norma que já beneficia portadores de câncer e Aids. Para tal, a pessoa precisa ser proprietária de um único imóvel, utilizado exclusivamente como sua residência, além de contar com renda familiar per capita de até três salários mínimos mensais.  

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença rara, neurodegenerativa progressiva, para a qual não existe evidência de tratamento que leve à cura. "Ela afeta o sistema nervoso e acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante", pontua o vereador José Alves da Silva Jr. (Negativo, Podemos), autor do projeto. 

Conforme os ano passam, os sintomas se agravam e a pessoa para de poder realizar movimentos, falar, engolir a comida e até mesmo respirar. Mesmo com as limitações físicas, a pessoa com ELA continua com suas capacidades mentais inalteradas, mantendo as mesmas habilidade cognitivas e intelectuais.

O diagnóstico de ELA costuma ser demorado e complicado, sendo que muitos pacientes passam por médicos variados, antes de conseguir uma resposta exata. Ainda não se sabem, exatamente, quais são as causas da esclerose lateral amiotrófica. 

A doença ganhou destaque em 2014, com a campanha do desafio "Balde de Gelo" nas redes sociais, onde famosos e anônimos derrubavam um balde de água gelada no corpo para divulgar e arrecadar fundos para pesquisa e ajuda a pacientes. 

O físico britânico Stephen Hawking foi um dos portadores da ELA mais conhecidos mundialmente. Ela também pode ser chamada de doença do neurônio motor, doença de Charcot e de doença de Lou Gehrig.

Quais os sintomas de ELA?

De modo geral, a ELA se inicia como uma fraqueza muscular, geralmente localizada em apenas um dos lados do corpo ou em uma parte dele, como a mão. Dificuldades para engolir e respirar também costumam ser o primeiro sinal de alerta da esclerose lateral amiotrófica. Ela também pode ser caracterizada como uma atrofia muscular, ou seja, como um músculo do corpo que não consegue mais ser movimentado.

Entre os sintomas de ELA, também podemos destacar:

– Perda progressiva de força;
– Problemas com a coordenação motora;
– Fala que se torna arrastada ou passa a ser mais lenta do que o normal;
– Dificuldades para respirar e engolir;
– Dificuldade em realizar as tarefas simples do dia a dia;
– Engasgos constantes;
– Tremores;
– Cãibras;
– Espasmos musculares;
– Perda de sensibilidade no tato;
– Gagueira;
– Mudanças na voz;
– Dificuldade em manter a cabeça erguida e
– Perda de peso.

 

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.