ROGÉRIO MATIVE
Em 22/02/2023 às 09:00
Município sofre com falta de veneno utilizado na nebulização; repasse é feito pelo Governo Federal
(Foto: Arquivo/Secom)
Após o recesso de Carnaval, a Câmara Municipal de Presidente Prudente retoma os trabalhos em plenário na noite dessa quinta-feira (23). Na ocasião, os vereadores discutirão um projeto de lei que prevê a divulgação de números e ações referentes ao surto de dengue na cidade. Até o momento, são 1.136 casos, além de uma morte, em menos de dois meses.
De autoria do parlamentar Enio Perrone (União Brasil), a proposta dispõe sobre a divulgação de informações relativas às ações no combate à dengue no Portal da Transparência da Prefeitura de Prudente.
De forma quinzenal, devem ser disponibilizados dados sobre o número total de casos suspeitos e confirmados existentes; pontos destacados, por região, onde residem os munícipes com casos confirmados e/ou suspeitos; tipos de ações de combate que estão sendo realizados por região e bairros.
O vereador ainda pede o detalhamento em relação ao valor do orçamento disponibilizado para as ações de combate à dengue; quantidade de agentes utilizados nas ações referentes ao combate.
Por fim, os tipos de ações de conscientização disponibilizados a comunidade, referentes aos riscos à saúde da população. "Diante do grande número de casos de dengue noticiados pelos veículos de comunicação, nota-se a necessidade de uma ação mais efetiva no combate e na divulgação do enfrentamento, pois a população anseia pela transparência das ações", defende Perrone, que é médico.
"Neste sentido tal propositura vem propor a transparência das ações referentes ao combate à dengue a fim de que todos os cidadãos prudentinos tenham conhecimento", finaliza.
Explosão de casos
Com o salto para 1.136 casos em apenas 46 dias, além de uma morte confirmada e duas em investigação, a Prefeitura de Presidente Prudente decidiu decretar situação de emergência na saúde, em decreto publicado na última semana.
Conforme o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde fica autorizada, em caráter excepcional, a firmar contratação temporária de profissionais de saúde, bem como pagamento de horas extras aos servidores da Pasta durante ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e atendimento das pessoas infectadas pelo vírus.
Também está liberada a execução de medidas necessárias ao controle das doenças provocadas pelo Aedes, além da mitigação do mosquito transmissor.
O texto ainda determina a mobilização intensiva da Coordenadoria de Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica Municipal e órgãos de Saúde no controle da proliferação do mosquito no município.
Mortes em investigação
Entre as justificativas apresentadas pela Prefeitura para decretar situação de emergência está o crescimento vertiginoso no número de casos de dengue em comparação com igual período do ano passado.
Se nos dois primeiros meses de 2022 houve 58 casos confirmados de dengue, o número já chega a 1.136 neste ano, além de 1.624 exames aguardando resultado.
Há ainda um óbito confirmado e duas mortes que aguardam resultado de exames.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.