Projeto determina instalação de painéis com linhas e horários em todos pontos
ROGÉRIO MATIVE
Em 07/12/2023 às 16:31
Projeto determina instalação de painéis com linhas e horários em todos pontos
(Foto: Arquivo/Secom)
Diante das constantes mudanças realizadas no transporte coletivo de Presidente Prudente, foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a afixação de painel informativo com indicação das linhas, do itinerário e dos horários dos ônibus nos locais de embarque e desembarque de passageiros. A falta de informação foi debatida pelos vereadores nesta semana, na Câmara Municipal.
A proposta chancelada pelo plenário determina que a Prefeitura realize a divulgação por meio de painéis informativos com código e nome de cada linha; itinerários; horários dos ônibus que fazem parada no respectivo ponto.
Também cita que a exposição dos painéis e suas respectivas dimensões serão regulamentadas pelo Executivo, devendo estar devidamente legíveis em termos claros e de fácil entendimento, de modo a facilitar a compreensão do usuário.
As informações também deverão estar disponíveis no interior dos ônibus. "É preciso que os locais de embarque e desembarque de passageiros em Presidente Prudente contenham informações que são absolutamente indispensáveis aos usuários do sistema de transportes da cidade", defende o autor do projeto, vereador Willian Leite (MDB).
"É imprescindível que sejam disponibilizadas informações aos usuários, de tal sorte que possa programar suas rotas dentro da cidade. Na prática, todavia, não é o que ocorre para o uso de um serviço público essencial", finaliza.
Após ser sancionada ou promulgada a lei, a Prefeitura terá o prazo de 60 dias para se adequar.
Reclamações constantes
Por meio de requerimento, a vereadora Joana D’Arc (PSB) requisitou informações sobre o transporte público prestado pela empresa Santa Cecília Turismo Ltda. (Sancetur, Sou Prudente).
Ela questiona por que algumas linhas estão sofrendo alterações e deixando de passar em pontos estratégicos para a população. A vereadora questiona ainda se tem havido constantes atrasos nas linhas; se existe atraso no pagamento à empresa; e, por fim, se as alterações e trajetos de cada linha são divulgados à população através de mídias sociais e imprensa.
"A população vem reclamando insistentemente sobre as constantes mudanças em itinerários e atrasos nas linhas urbanas do transporte coletivo em Presidente Prudente”, diz.
A parlamentar lembra que o transporte é subsidiado pela Prefeitura. "E [a Prefeitura] deve cobrar estabilidade e condições normais na prestação dos serviços da empresa. O transporte urbano é a única condição que milhares de pessoas tem para irem trabalhar, se tratar em hospitais e se locomoverem na cidade", justifica.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.