Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Inclusão social é maior problema para portadores do HIV

Maycon Morano

Em 01/12/2010 às 14:10

Nesta quarta-feira (1º) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. De acordo com informações do Programa DST/Aids, que atende pessoas de Presidente Prudente e região, o maior problema encontrado pelos portadores do vírus HIV é a dificuldade de inclusão social.

“O programa de Aids em todo o Brasil é considerado um dos melhores do mundo. Então o portador não tem a dificuldade de realizar o tratamento médico adequado e gratuito. O problema é superar o preconceito por parte da sociedade”, pontua o psicólogo do Programa DST/Aids em Prudente, Sidnei Guelfi Alípio.

Ele fala que para superar este obstáculo é realizado um trabalho específico com o paciente. “Primeiro nós procuramos retirar a ansiedade dele. Trabalhar o luto. Porque, normalmente, quando o portador do vírus descobre que está infectado, acha que vai morrer depois de uma semana, um mês, seis meses, o que não é a verdade”, explica Alípio, acrescentando que depois deste ponto é feito o trabalho de inclusão social do indivíduo.

Sobre a expectativa de vida, o psicólogo afirma que o portador do HIV pode viver tanto quanto uma pessoa saudável. “É claro que depende da qualidade de vida, mas se a pessoa se cuidar, realizar o tratamento correto, não utilizar drogas, não fumar, não ingerir álcool, ela pode viver até 80 anos”, esclarece.

Entretanto, Alípio lembra que o diagnóstico precoce também é necessário para a maior longevidade do paciente. “Quanto antes descobrir, mais diminuem as chances de morbilidade do portador do HIV”, diz.

Segundo a coordenadora adjunta do DST/Aids, a farmacêutica Nicássia Bárbara Gato Derré, existem cerca de 700 pessoas cadastradas no programa em Prudente e de algumas cidades da região. “A maior incidência de casos é na faixa etária de 30 a 44 anos. Somente neste ano foram 13 diagnósticos, sendo oito masculinos e cinco femininos”, enumera.

As outras faixas etárias atendidas pelo programa, conforme Nicássia, são de 15 a 29 anos, com quatro novos casos masculinos e dois femininos em 2010; de 45 a 69 anos, com 12 casos, três homens e nove mulheres; e acima de 70 anos, com um caso masculino e dois femininos. Crianças e gestantes são atendidas pelo Hospital Estadual.

Diagnóstico

Entre os dias 16 de novembro até esta quarta-feira (1º), o Programa DST/Aids promove a campanha Fique Sabendo, que realiza testes sorológicos gratuitos para HIV. De acordo com o psicólogo do programa municipal, Sidnei Guelfi Alípio, após este período, o interessado poderá realizar o exame no Palácio da Saúde. “Estamos em campanha o ano inteiro. Basta comparecer em nossa sede”, fala.

O programa DST/Aids em Presidente Prudente, localizado na sede do Palácio da Saúde, fica na Avenida Washington Luiz, 122, Centro. Os interessados podem realizar testes para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e para as hepatites B e C.

Orientação

Ainda em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Sesc Thermas realiza nesta quarta-feira o bate-papo "Sexualidade e Prevenção" para o público jovem, em que será abordado os temas sexualidade, vulnerabilidade, preconceito, diversidade e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.

No bate-papo, estarão presentes médica clínica Valéria Juday Santos Dias, que atua na área de Saúde Preventiva da Família, e a psicóloga e psicoterapeuta Leila Esperança, que atua em Terapia Comunitária e Saúde da Família. A atividade acontece às 16h, na área de convivência. A entrada é grátis.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.