Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alba é eleita primeira mulher presidente da Câmara de PP

Maycon Morano

Em 03/12/2010 às 21:58

Após uma sessão que teve três paralisações e muitas articulações de bastidores, a vereadora Alba Lucena (PTB) foi eleita a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente desde 1923. Entretanto, o destaque ficou com a disputa da vice-presidência da Mesa Diretora entre Douglas Kato (PT) e Alcides Seribeli (PTB).

Os eleitos, além de Alba para presidência, foram seu correligionário Alcides Seribeli como vice-presidente, Izaque Silva (PSDB) como primeiro secretário e, para segundo secretário, Cidão Mendonça (DEM). Todos, exceto Alcides, não tinham concorrência para seus cargos e foram escolhidos por unanimidade dos 13 vereadores da Casa. Alcides superou Kato por sete votos a seis.

Visivelmente emocionada após a confirmação de sua eleição pelo atual presidente da Casa, vereador Izaque Silva (PSDB), Alba discursou no plenário. “Sou professora e sei da necessidade também da visão do educador para que essa Câmara continue servindo de exemplo. Prometo ser a guardiã das leis e irei fazê-lo da forma mais digna possível”, disse.

(Fotos: Thiago Ferri)

Alba não conteve as lágrimas ao ser proclamada a próxima presidente da Casa

Ela ainda agradeceu a “honra” da participação dn atual Mesa, da qual é a primeira secretária. “Fizemos uma parceria que criou uma plenitude de realização onde a dignidade, a Justiça e a ética foram pautadas. Por isso coloquei meu nome, por saber que com os senhores, com o apoio de todos vocês, conseguiremos dar a continuidade para mudar a história de Prudente”, falou Alba. “Os poderes daqui [Prudente] trabalham em parceria. Um procura completar a ausência do outro”, pontuou, lembrando da relação entre Legislativo e Executivo.

Hoje em seu quinto mandato na Câmara de Presidente Prudente, Alba Lucena é natural de Getúlio Vargas (RS) e professora universitária. Ela iniciou sua trajetória no Legislativo em 1989, sendo reeleita mais duas vezes na sequência. Em 2000 ela não disputou o pleito municipal, voltando a concorrer nas eleições de 2004, quando obteve 2.861 votos e foi a terceira vereadora mais votada. Em 2008 se reelegeu novamente, na ocasião com 1.329 votos. Este ano ela concorreu para deputada estadual, mas, com 6.119 votos, não foi eleita.

Sessão

A sessão desta sexta-feira (3) teve início às 18h06 e foi
interrompida às 18h11 pelo presidente da Casa, vereador Izaque Silva, por falta de quórum, já que apenas seis vereadores se faziam presentes, enquanto era necessário o mínimo de sete no plenário para dar continuidade. Depois de retornarem os trabalhos às 18h40, às 18h50 ela foi interrompida por apenas um minuto e às 18h54 por mais 15 minutos. O presidente da Casa de Leis reiniciou a sessão novamente às 19h09. Esta seguiu sem ser interrompida até as 20h10, quando foi encerrada.

Veja aqui todos os principais pontos da sessão

Saiba como funcionam os trâmites para a eleição da Mesa Diretora

Seribeli x Kato

Nesta sexta-feira (3), o fato que deixou os presentes na Câmara mais apreensivos foi a disputa do cargo para vice-presidente da Mesa Diretora do biênio 2011/2012, que era pleiteado entre Douglas Kato (PV) e Alcides Seribeli (PTB).

Apesar de ter concorrido para a vice-presidência,
Seribeli realizou um trabalho de lobby contra o acordo existente desde 2009 que previa Alba como presidente e ameaçava também concorrer à chefia do Legislativo. Nesta sexta, porém, ele adiantou ao Portal ter desistido, mas queria sair como segundo secretário. Entretanto, o líder do governo na Câmara, vereador Nico Rena, avisou que esta possibilidade não era cogitada.

O petebista venceu para vice-presidente com a maioria, como determina o Regimento Interno da Câmara, mas com apenas um voto de diferença. Ele foi escolhido por Reginaldo Nunes (PMDB), Clóvis de Lima (PR), Chicão da Maçã do Amor (PSB), Osvaldo Bosquet (PSB), Alba Lucena (PTB), Nico Rena (PDT) e por ele mesmo.

Kato recebeu outros cinco votos, além do seu: Izaque Silva, Kátia Guímaro e Natanael Gonzaga, todos do PSBD, Cidão Mendonça (DEM) e Bernardete Querubim (sem partido).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.