Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Epidemiológica diz que casos de dengue não prejudicaram o ano

Da Redação

Em 15/12/2010 às 14:13

Apesar dos 292 casos confirmados de dengue ao longo deste ano, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente faz um balanço positivo das ações realizadas ao longo de 2010. Para o departamento, as campanhas de orientações e vacinações, treinamentos e capacitação de funcionários no combate ao mosquito Aedes aegypti se sobressaíram.

“De modo geral, todas as ações desenvolvidas ficaram dentro do esperado. No caso específico da dengue, mesmo os registros tendo sido maiores que em anos anteriores, a gente conseguiu trabalhar em cima dos casos. Não tivemos ocorrências graves e nem óbitos. Os casos de dengue hemorrágica foram curados e os pacientes tiveram alta com sucesso. No caso de outras atividades, como as campanhas de vacinação, apesar de algumas metas não terem sido atingidas, houve demandas pertinentes”, argumenta a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva.

Já a educadora de saúde Elaine Bertacco detalha que os 292 casos confirmados neste ano resultam de um total de 1.617 notificações.

“Se formos comparar nossos casos a outros municípios, como Presidente Epitácio e Araçatuba, que são menores que Prudente, tivemos um número mínimo de casos. Mas se levarmos em consideração os dados de anos anteriores, são muito os casos. Por isso a população precisa continuar fazendo o dever de casa, principalmente nesta época do ano quando a combinação chuva e calor passa a ser frequente e a proliferação de larvas do mosquito tende aumentar”, diz.

Sobre o trabalho de combate a doença, Elaine explica que os bloqueios, plano de intensificação, além de levantamento do Índice Breteau (IB) vão continuar em 2011, sobretudo porque o Ministério da Saúde determinou aumento de ações preventivas relativas a uma doença que até então nunca havia sido registrada no Brasil: a chikungunya. Provocada por um vírus, a doença é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus contaminado.

Outro ponto importante, segundo Vânia Maria, foram ações de prevenção à Tuberculose desenvolvidas no município, que renderam prêmio a Prudente em Fórum Estadual, por apresentarem qualidade e eficiência.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.