Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Escola de Artes Jupyra celebra 59 anos com apresentação

Da Redação

Em 28/02/2011 às 12:36

A Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, que funciona no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, comemora no dia 15 de março 59 anos de fundação. Para celebrar a data, a escola realizará no mesmo dia, a partir das 16h, uma apresentação musical aberta ao público, no auditório do Matarazzo.

Será apresentada uma ampla programação, que contará com a participação dos alunos e professores. Na oportunidade, a população poderá prestigiar o trio saxofone; trompete e piano; clarinete solo; clarinete e piano e charanga. Atualmente a escola está sob a coordenação da professora Maria Cláudia Chizzolini.

Nestes 59 anos, a escola sempre se empenhou na formação técnica e profissional dos alunos através dos 18 cursos na área musical. Passaram pela escola aproximadamente 30 mil alunos. Para a direção, a maior realização é ver os alunos atuando como profissionais na área musical.

“Hoje temos um espaço funcional que atende todas as necessidades estruturais de uma escola de música”, ressalta a professora Kátia Silveira Calil, que também já atuou na coordenação da unidade.

Conforme a diretora-administrativa Liliane Junqueira Felippe de Andrade, por muitos anos a escola atendeu em média 600 alunos anualmente, nos cursos de iniciação musical, básico, técnico e livre. Neste ano, devido à redução no número de professores, já que muitos se aposentaram, foram preenchidas 300 vagas em todos os cursos.

A escola atende alunos a partir dos 6 anos de idade (iniciação musical) até alunos de mais de 70 anos nos cursos musicais livres. A escola conta com 27 funcionários, entre eles, 25 professores.

Mas Liliane diz que a intenção é ampliar o número de vagas para voltar a atender em média 600 alunos por ano .Ela adianta estão sendo feitos entendimentos para a realização de concursos e contratação de novos professores até o próximo ano.

No local, são oferecidos os seguintes cursos na área musical: piano, flauta transversal, saxofone, teclado, violão popular, violão clássico, guitarra, contra-baixo, trombone, trompete, tuba, clarinete, flauta doce, violino, violoncelo, entre outros.

História

A professora Jupyra Cunha Marcondes nasceu na cidade de Franca, no dia 3 de agosto de 1905, sua história está relacionada à fundação de Presidente Prudente, ela foi casada com Paulo Kruger Soares Marcondes, filho do colonizador Coronel José Soares Marcondes.

Como professora de música e de artes, esteve envolvida na organização dos principais eventos artísticos culturais em Presidente Prudente, durante quase meio século. No dia 15 de março de 1952, através da Portaria 122/52, Jupyra foi nomeada para exercer o cargo de Orientadora Artística do Conservatório Municipal Dramático e Musical de Presidente Prudente, onde atuou até 23 de junho de 1.974.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.