Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Saiba as diferenças entre Legislativo e Executivo

AI Câmara*

Em 26/03/2011 às 09:52

A Câmara Municipal de Presidente Prudente, assim como todas as outras da República Federativa do Brasil, é a sede do Poder Legislativo local. Já a Prefeitura é a sede do Poder Executivo de um município. Dessa forma, apesar de funcionarem no mesmo prédio, Câmara e Prefeitura são entidades distintas, principalmente em suas ações.

Segundo a presidente da Casa de Leis, Alba Lucena (PTB), o Legislativo tem como objetivo principal “zelar pela população”. “Nós vereadores prezamos por aquilo que é melhor para a nossa cidade”, expõe.

Como base de suas atividades principais, os vereadores de um município legislam, ou seja, criam leis, de acordo com explicação do procurador jurídico da Câmara, José Ubirajara de Oliveira Fontes. “Mas também fiscalizam as atividades do Executivo e a administração do município, conforme já previsto na Constituição Federal e estabelecido na Lei Orgânica do Município, bem como no Regimento Interno da Câmara”, esclarece.

Além disso, ele acrescenta outras atividades de responsabilidade da Câmara. “O Legislativo também vota as leis que regem o orçamento do município e, em situações específicas, julga determinadas pessoas, como o prefeito ou os próprios membros do Legislativo”, aponta Fontes.

“Os parlamentares são, então, os representantes da população que estabelecem normas de abrangência geral aos próprios cidadãos ou às instituições públicas”, destaca, lembrando que as leis aplicáveis ao município devem obedecer àquilo que é determinado pela Constituição Federal.

Já o Executivo tem por função principal a administração e execução das leis que regem o município, visando a consecução de políticas públicas que possibilitem o bem estar e a dignidade dos munícipes. “O prefeito pode, ainda, propor projetos de lei ao Legislativo quando possuir iniciativa privativa e/ou exclusiva da matéria objeto da propositura”, conclui Fontes.


(*) Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Presidente Prudente

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.