Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Grupo Vão realiza intervenções urbanas em Prudente

Da Redação

Em 31/05/2013 às 13:19

Proposta das intervenções é trazer um momento de fuga para o público que frequenta estes locais

(Foto: Divulgação/AI)

A relação entre o homem e o espaço urbano dá sustentação às intervenções artísticas do Grupo Vão, que ocorrem nesta sexta-feira (31) e sábado (1º), nas imediações da Praça Nove de Julho e no Sesc Thermas, respectivamente. As apresentações gratuitas serão realizadas às 15h, nos dois dias.
 
Por meio da dança, o grupo busca promover um ritmo diferente aos ambientes onde realizam suas performances. Segundo a integrante Juliana Melhado, a proposta das intervenções é trazer um momento de fuga para o público que frequenta estes locais. “Buscamos transmitir uma percepção diferente do espaço às pessoas que já passam por ele cotidianamente. Mas para isso não utilizamos nenhuma caracterização. Estamos vestidas como aqueles que passam tradicionalmente pelos locais”, afirma.
 
A dançarina também explica que as intervenções são diferentes nos dois dias. “Na sexta, não há música durante a apresentação. Passamos pelas quadras ao redor da praça e realizamos as performances nas faixas de pedestres. Já no sábado, a música esta integrada às ações, que pretendem ocupar e movimentar este espaço fechado”, explica Melhado.
 
Por realizaram as performances em espaços públicos e abertos, o grupo sente uma nova recepção do público a cada intervenção. “Cada vez que realizamos uma das ações que compõem a apresentação, o público reage de forma diferente. Uns enxergam como crítica e outros ficam espantados. São várias as leituras possíveis”, explica a integrante.
 
O Grupo Vão é composto por Carolina Minozzi, Juliana Melhado, Julia Monteiro, Isis Andreatta e Patrícia Árabe e foi formado em Campinas (SP), no ano de 2009. Todas eram estudantes do curso de Dança da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). De acordo com Melhado, a ideia de desenvolver o trabalho com intervenções de dança contemporânea nas áreas urbanas teve início entre os anos de 2011 e 2012. Nesta época desenvolveram o projeto Atos, que trabalhava com a utilização da cidade como espaço artístico.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.