Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

"Calçadas são mal cuidadas", avalia responsável por Plano de Mobilidade Urbana

Da Redação

Em 23/04/2015 às 16:14

Audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana foi realizada na Câmara Municipal

(Foto: Maycon Morano/AI Câmara-PP)

Na noite dessa quarta-feira (22), foi realizada audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Presidente Prudente. Durante o ato, foi apresentado o trabalho elaborado em 17 meses pela empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia S/S. Para o especialista, as "calçadas são mal cuidadas" na cidade.

“Esse plano dará um norte para essa Administração e para as próximas, no sentido de se ter o registro de todas as modificações que serão feitas”, disse Edson Marchioro, arquiteto urbanista responsável pela empresa.

Segundo Marchioro, que foi responsável pela elaboração do estudo, em Prudente não havia registro das mudanças que eram feitas no sistema viário. “ Agora, todo este arquivo que está na secretaria [Assuntos Viários] será atualizado de acordo com as decisões que foram tomadas no Plano de Mobilidade Urbana”, frisou.

Durante a audiência, Marchioro falou sobre os três principais temas que o Plano de Mobilidade Urbana trata. O primeiro, conforme ele, é sobre o pedestre ser prioridade. O segundo é a definição de 83 quilômetros (km) de ciclovia em Prudente. E o terceiro é o tratamento dos pontos críticos.

Sobre o primeiro tema, ele afirmou que o pedestre tem sido “maltratado”. “As calçadas são mal cuidadas e não existe uma consciência que o passeio público pode e deve ter o espaço maior de circulação destinado ao pedestre e que ele tem que ter determinadas normas, pois não dá pra deixar cada um decidir onde vai plantar árvore, onde vai colocar lixeira, enfim. Ter as normas disso e garantir que no mínimo dois terços do passeio fiquem ao pedestre, não só para quem não tem nenhuma dificuldade, mas também para quem tenha alguma necessidade especial. Temos que pensar nos cadeirantes, quem anda de muletas, no deficiente visual, tudo isso é para garantir acessibilidade de todos. Ou seja, todos, independente da dificuldade que tenha, possam circular com segurança e qualidade no passeio público”, avaliou.

Em relação aos 83 km de ciclovia, Marchioro expôs que a intenção é possibilitar a integração de toda área urbana de Prudente nos mais diferentes espaços. “A implantação deve ser feita ao lado dos canteiros, ao lado direito da faixa de rolamento, enfim. Assim, o objetivo é que, além do projeto que o Município já tem, de 20 km, tenham mais esses 83 km para que os munícipes possam ver a bicicleta como uma possibilidade de meio de locomoção”, destacou.

Já sobre o terceiro tema, ele disse que foi feito um levantamento em 38 cruzamentos e apontadas soluções para cada um deles, uma vez que a intenção é atuar de forma preventiva. “Esse conjunto de projetos e ações fará com que com o passar do tempo as pessoas mudem seu comportamento. Falamos isso porque é muito mais importante a conscientização da sociedade no sentido de procurar meios alternativos de locomoção, pois se continuar nesse ritmo alucinado do transporte individual chegará um dia que o os veículos vão parar no trânsito, ninguém vai conseguir andar”, salientou.

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