Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sem dado local, projeto quer dispositivos contra explosivos em bancos

ROGÉRIO MATIVE

Em 26/10/2015 às 15:24

Dificultar o uso de explosivos em terminais eletrônicos de agências bancárias de Presidente Prudente. Esta é a proposta de Adilson Silgueiro (PMDB), que será analisada pela Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (26).

Apesar do baixo índice de roubo a bancos registrado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública - apenas um desde 2012 -, Silgueiro utiliza de dados nacionais para justificar a proposta. "Os arrombamentos criminosos de terminais de autoatendimento, também conhecidos como caixas eletrônicos vem crescendo pelo menos 30% nos últimos dois anos no Brasil. A facilidade desse tipo de ataque é tamanha que em menos de cinco minutos toda a operação criminosa é realizada, com a abertura de orifício para introdução da dinamite, a explosão, retirada do dinheiro e fuga", diz.

Segundo a proposta, fica as instituições financeiras terão que instalar dispositivos que retardem ou impeçam a introdução e acionamento de explosivo nos equipamentos de autoatendimento. Eles devem ser resistentes a esforço mecânico e suportar pelo menos 20 minutos de tentativa de arrombamento com uso de marretas e instrumentos similares.

Caso seja aprovada a lei, os bancos terão até 150 dias para finalizar a instalação do sistema. "Com essas ameaças de explosão vários estabelecimentos estão retirando os equipamentos de caixas eletrônicos, deixando a população de bairros ou de toda uma cidade desassistida dessa facilidade dos tempos modernos", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.