Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Grupo constrói casas e "salva" famílias do aluguel em Prudente

Da Redação

Em 12/07/2016 às 14:11

Construção acontece com a doação de materiais e também com o esforço da família, que precisa ajudar

(Foto: Cedida/AI)

Ter uma moradia para dormir todas as noites é o sonho de muita gente. Porém, algumas famílias vivem em residências de outras pessoas, ou seja, pagam o aluguem mensal, um valor que pesa no orçamento. Este é o caso de Miguel Ferreira Lages, que está há alguns meses desempregado e tem quatro filhos e esposa para sustentar.

Hoje, ele paga um aluguel de R$ 250 mensais no bairro Morada do Sol, em Presidente Prudente. Mas este valor não cabe no bolso, já que agora realiza apenas trabalhos temporários. O alívio deve vir através do Grupo Vicentinos da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, que realiza um trabalho de construção de moradias para algumas famílias saírem desta situação.

De acordo com um dos membros do grupo, Norberto Gualdi de Oliveira, a construção acontece com a doação de materiais e também com o esforço da família, que precisa ajudar.

Porém, a quantidade de materiais utilizados em uma construção é muita e como dependem de doações e a renda das famílias para comprar o material muitas vezes esta edificação demora. Para que este problema seja solucionado, Norberto incentiva as famílias a gerar renda. "Alguns recolhem materiais reciclados, outros fazem hortas e vendem as verduras, outros ainda fazem salgados e comercializam nas ruas, mas ainda não é o bastante", diz.

Desta forma, a doação de materiais de construção sejam novos ou que sobraram em alguma obra são a alternativa de sanar este problema. "Qualquer ajuda neste caso é bem-vinda, sobra de tijolos, ou doação de lojas de material de construção, ou então em dinheiro", fala.

Norberto afirma que caso a quantidade for muita, ele se disponibiliza a buscar, porém, é preciso distinguir material de reuso de entulho, pois muitas vezes quando chega para buscar na realidade são entulhos.

Projeto

Ainda na tentativa de auxiliar estas famílias, o professor do curso de Engenharia Civil, Fernando Cesar Hungaro, está em processo de viabilizar um projeto de murro de arrimo nas construções. A inovação é que estes serão feitos com pneus aro 13/14 (referentes a carros de passeio) e revestidos de terra e entrelaçados. Desta forma, a construção fica sustentável e muito mais barata.
 
Ajuda


Os interessados em colaborar com doações de materiais de construção podem entrar em contato pelo telefone da paróquia: (18) 3908-1628; ou pelo whatsapp (18) 98106-6600.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.